Minari | O sonho do imigrante contra a realidade americana

Apesar de se passar nos anos 1980, Minari – Em Busca da Felicidade (Minari, 2021) soa como se fosse nos dias atuais. Principalmente por mostrar a determinação e sonho dos imigrantes em vencer em um país onde se acredita ser mais justo, bem como ideal para a sua família.

Essa é a premissa básica de Minari, uma das surpresas do Oscar que disputa merecidamente seis estatuetas: Filme, Diretor, Ator, Roteiro Original, Atriz Coadjuvante e Trilha Sonora Original.

Sinopse

Em suma, Minari conta a história de uma família coreana que se muda para uma pequena fazenda no estado do Arkansas em busca do sonho americano. Cansado de trabalhar para os outros na Califórnia, Jacob Yi (Steven Yeun) resolve investir suas economias em uma fazenda de legumes coreanos. A ideia não é bem aceita pela esposa Yeri Han (Monica Yi), mas encanta os filhos Anne (Noel Cho) e David (o gracioso Alan S. Kim).

A rotina da família muda completamente quando a avó materna Soonja (a espetacular Yuh-Jung Youn) chega da Coréia do Sul para morar com eles. Desbocada, ela a princípio não se parece em nada como uma “vovó” tradicional. Apesar de não ter praticamente nenhuma afinidade com a cozinha, ela compensa essa “falha” com muito amor, principalmente com o pequeno David.

Autobiográfico

Minari é, antes de mais nada, um pedaço da história do diretor e roteirista Lee Isaac Chung. Ele é filho de imigrantes coreanos e agora, aos 42 anos, resolveu revisitar sua infância. David é o seu alter ego na na história e é através dos seus inocentes olhos que enxergamos essa deliciosa história familiar.

Tensão no ar

Longe de ser um dramalhão tradicional, Minari explora o clima de tensão que habita a família Yi, mas que nunca chega a, de fato, explodir. Até por ser contada pela visão do pequeno David, os conflitos são amenizados e vistos com simplicidades. Talvez essa seja a maneira que Chung lembra da sua infância.

Mas, apesar dos momentos de tensão, Minari cresce com a harmonia familiar. Principalmente entre David e a Soonja. As “brigas” entre neto e vovó roubam o filme em diversos momentos, trazendo um alívio cômico necessário para acalmar os ânimos causados pelas dificuldades de casal em conquistar o sonho americano.

Por fim, Minari não chega a ser um filme espetacular. Mas, a saber, trata-se de uma ótima obra que explora um tema que, infelizmente, é cada vez mais atual. Um drama leve, comovente, que traz conforto ao coração de quem assiste.

FICHA TÉCNICA – MINARI

Título original: Minari
Direção e roteiro: Lee Isaac Chung
Elenco: Steven Yeun, Yeri Han, Alan S. Kim, Youn Yuh-jung, Noel Cho, Darryl Cox, Esther Moon
Data de estreia: 22 de abril de 2021
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2020
Duração: 115 minutos
Classificação: 12 anos
Onde assistir: cinemas

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *