O Urso | Terceira temporada é ousada, melancólia e sublime

Quando uma série de sucesso como ‘O Urso’ chega em uma terceira temporada, ela traz consigo diversas questões. Sendo que as duas principais delas são se ela ainda mantém o alto nível dos anos anteriores e, principalmente, ela ainda tem histórias para contar. Felizmente, a resposta para ambas é bastante positiva e poderá ser conferida pelo público brasileiro a partir desta quarta-feira (17) no Disney+.

A terceira temporada de O Urso não é fácil de assistir. Antes que você se desespere, calma. Isso não quer dizer que ela perdeu qualidade – pelo contrário. Mantendo o alto padrão das temporadas anteriores, esta nova fase é ainda mais melancólica, ousada e cheia de riscos.

Outro patamar

A tensão está em um novo patamar. Carmy (Jeremy Allen White) e os demais chefs do The Bear estão determinados a conquistar a cobiçada estrela Michelin – o sonho supremo de qualquer chef da alta gastronomia. No entanto, o Urso, após o incidente no freezer que o fez perder a grande abertura do restaurante na temporada passada, está disposto a tudo para garantir o sucesso do lugar. Isso inclui estourar orçamentos, alterar o cardápio diariamente, criar regras “inegociáveis” e, infelizmente, abusar psicologicamente de seus funcionários, como seu antigo chefe fazia com ele.

Essa atitude inevitavelmente coloca Carmy em rota de colisão com Sydney (Ayo Edebiri), Richie (Ebon Moss-Bachrach) e o restante da equipe. O preço a pagar por essa obsessão pode ser altíssimo ou até impagável.

O Urso terceira temporada
Crédito: FX Networks/Divulgação

Episódios marcantes

Assim como no ano anterior, a terceira temporada de O Urso tem episódios marcantes. Três são daqueles inesquecíveis que nos deixam angustiados durante um bom período, mas que no final dá uma bela aquecida em nossos corações. “Napkins” revela o passado de uma personagem querida. “Ice Chips” retrata a reconciliação entre duas personagens (o momento que uma delas coloca “Baby, I Love You” das The Ronettes para tocar é simplesmente maravilhoso) e “Forever”, que conta com a participação de chefs renomados como Grant Achatz, Christina Tosi, Genie Kwon, Wylie Dufresne, Anna Posey e Rosio Sanchez compartilhando um com os outros suas experiências na cozinha.

O Urso terceira temporada
Crédito: FX Networks/Divulgação

Trilha Sonora

Como não poderia deixar de ser, a trilha sonora continua impecável, com músicas de Weezer, Rolling Stones, Nine Inch Nails, James, Beastie Boys, REM, Smashing Pumpkins, The Ronettes, Eddie Vedder, Radiohead, Cocteau Twins, Brian Eno & John Cale, Van Morrison, Otis Redding e por aí vai.

Melancolia e incertezas

Deixando o tom cômico de lado (exceto pela aparição de novos membros da confusa e insana família Fak), a terceira temporada de O Urso é bem mais para baixo das anteriores. A saúde mental nunca foi tão bem retratada como agora e o luto segue como um norte da série como um todo. Dessa vez, o confeiteiro Marcus (Lionel Boyce) é quem passa por esse difícil processo.

Outro ponto interessante da série é a incerteza que Sydney atravessa. A um passo de se tornar sócia do The Bear ela reluta em fazer parte de um negócio onde cada vez mais suas ideias são descartadas pelo seu ídolo e sócio. A sua balança fica mais descompensada quando neste meio tempo ela recebe uma proposta irrecusável de um chef que, aparentemente, respeitará mais suas ideias e sua criatividade em frente a cozinha.

O Urso terceira temporada
Crédito: FX Networks/Divulgação

Destino incerto

Além do mais, o destino do restaurante segue incerto. Pois, além do descontrole de Carmy, o The Bear corre sérios riscos financeiros e se vê em uma encruzilhada após uma visita surprese de um crítico gastronômico. Dependendo do resultado da avaliação, o tio Jimmy (Oliver Platt) pode parar de investir e cobrar todo centavo gasto até então.

São tantas variáveis que é difícil prever o que de fato acontecerá com o restaurante. As únicas coisas que sabemos é que O Urso segue indiscutivelmente como uma das melhores séries da atualidade e que boa parte dessas questões serão resolvidas no próximo ano da série, que já tem a sua produção confirmada.

NOTA 9

Trailer – O Urso (terceira temporada)

FICHA TÉCNICA

Título original: The Bear
Criação: Christopher Storer
Direção: Christopher Storer, Joanna Calo, Ayo Edebiri, Duccio Fabbri
Roteiro: Christopher Storer, Catherine Schetina, Joanna Calo, Alex Russell, Will Guidara, Matty Matheson, Courtney Storer
Elenco: Jeremy Allen White, Ebon Moss-Bachrach, Ayo Edebiri, Lionel Boyce, Liza Colón-Zayas, Abby Elliott, Matty Matheson, Oliver Platt
Temporada: 3
Episódios: 10
Duração: 50 minutos
Onde assistir: Disney+
País: Estados Unidos
Gênero: drama, comédia
Ano: 2024
Classificação: 16 anos

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *