Novos Titãs: o que ler para aproveitar melhor a série da Netflix

Titãs, Novos Titãs, heróis, adolescentes, jovens, Turma Titã, Robin, Cyborg, Ravena, Estelar, Mutano, Rapina, Columba, Moça Maravilha, Batman, Arqueiro Verde, Mulher-Maravilha, DC, DC Comics, série, Netflix, Panini, Marv Wolfman, George Pérez gibi, quadrinho, crítica, leitura, resenha, Dimensão Geek, HQ, Liga da Justiça

Titãs, Novos Titãs, heróis, adolescentes, jovens, Turma Titã, Robin, Cyborg, Ravena, Estelar, Mutano, Rapina, Columba, Moça Maravilha, Batman, Arqueiro Verde, Mulher-Maravilha, DC, DC Comics, série, Netflix, Panini, Marv Wolfman, George Pérez gibi, quadrinho, crítica, leitura, resenha, Dimensão Geek, HQ, Liga da JustiçaJá está disponível no catálogo brasileiro da Netflix desde o dia 11 a série Titãs. Formada por jovens heróis liderados por Robin, parceiro do Batman, a equipe precisará aprender a trabalhar junta para se defender de misteriosos vilões. Mas, afinal, além do Menino Prodígio, quem é quem nesse time incomum que está chegando à TV?

Os Titãs, ou Turma Titã, como ficaram conhecidos aqui de início, surgiram em meados da década de 1960 e tiveram diversas formações ao longo dos anos. Mas sempre com a mesma premissa: jovens heróis na adolescência, sendo alguns parceiros de personagens veteranos, como Robin, Moça-Maravilha (Mulher-Maravilha), Aqualad (Aquaman) e Ricardito, depois chamado de Arsenal (Arqueiro Verde).

Entretanto, os personagens confirmados na série condizem mais com a fase Novos Titãs, que é tida como uma das melhores do grupo e começou a ser publicada no início da década de 1980. De início, teremos Robin, Estelar, Mutano, Ravena, Rapina e Columba e outros ainda podem aparecer nas próximas temporadas.

E, para conhecer melhor o grupo enquanto assiste à série, a melhor pedida é ler a série de encadernados Lendas do Universo DC – Os Novos Titãs, que está sendo publicada pela Panini em quatro volumes e reúne histórias escritas por Marv Wolfman e desenhadas por George Pérez (desenhista veterano e um dos mais célebres a trabalhar para a DC Comics). O volume um, que saiu em setembro do ano passado, mostra como um novo time de Titãs é reunida pela mística Ravena e é obrigada a trabalhar em equipe – meio a contragosto às vezes – para deter diversos tipos de malfeitores, incluindo Trigon, o pai demoníaco dela.

O mais interessante nesse primeiro arco dos Titãs, que também traz o Cyborg, personagem atualmente visto na Liga da Justiça, é o quanto é fácil se identificar com os heróis. Todos têm um absurdo senso do dever, mas diversos conflitos internos sobre quem são, o que querem e o quanto seus mentores influenciam em suas vidas. Tudo isso enquanto salvam o mundo.

Esse encadernado ainda mostra como Estelar, a princesa Koryand’r do planeta Tamaran, chegou à Terra e como ela vê nossa sociedade e os costumes. Também vemos um Robin (Dick Grayson) amargurado, que deixou a mansão Wayne para trilhar seu próprio caminho e já não aguenta mais viver à sombra do Batman. Isso sem falar nos problemas de Ravena, que aparece em nosso mundo perdida e com poderes demoníacos e assustadores.

É essa mescla de temas cotidianos da vida de jovens adultos, como a auto-aceitação, com gibi de super-heróis e temperada com muita ação e uma dose de ingenuidade encontrada nos quadrinhos oitentistas que dá personalidade para a HQ. Mesmo que o tom mais leve destoe um pouco da série da Netflix, Novos Titãs é uma leitura divertida, atemporal e o melhor ponto de partida para se conhecer melhor os jovens heróis da DC.

Ficha Técnica:

Título: Lendas do Universo DC – Os Novos Titãs (vol.1)
Editora: Panini
Autores: Marv Wolfman (roteiro) e George Pérez (desenhos)
Capa: brochura
Lombada: quadrada
Páginas: 180
Formato: 25,6 x 16,4 cm
Lançamento: setembro / 2018

Carlos Bazela

Jornalista e leitor compulsivo, gosta de cerveja, café e chá preto não necessariamente nessa ordem. Fã de boas histórias, principalmente daquelas contadas por meio de desenhos e balões.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *