‘Furiosa: Uma Saga Mad Max’ é a prova da riqueza do universo de George Miller

Poucas sagas cinematográficas conseguem render tantas boas histórias quanto ‘Mad Max’. Prova disso é ‘Furiosa: Uma Saga Mad Max’, que estreia nesta quinta-feira (23) nos cinemas, e que mantém a chama do universo criado por George Miller bem acesa.

A missão de Furiosa era bastante ingrata, pois Estrada da Fúria colocou a régua da franquia lá em cima. Se por um lado, o filme de 2015 é insuperável nas sequencias insanas de ação, aqui, Miller acerta no tom dosando melhor as cenas de ação com o drama desta que é umas das melhores e intrigantes personagens do cinema atual.

Furiosa

Raríssimos são os casos em que uma personagem nova rouba a cena e desbanca o principal. Principalmente quando este é um ótimo personagem e que dá seu nome para esta saga cultuada há décadas. Furiosa é uma exceção que enche os olhos do espectador e traz um frescor ao universo, mostrando que é possível fazer continuações, prequels, reboots e remakes sem abusar apenas da nostalgia ou utilizar recursos covardes como “fan service”.

Miller poderia fazer o básico, apenas trocando Max por Furiosa e usar da ação desenfreada do magnífico Estrada da Fúria com a personagem liderando a trama que ia agradar ao público atualmente adora assistir mais do mesmo. Mas, acertadamente, o diretor percebe o potencial que ele tem em mãos e faz algo raro em sua saga, que é desenvolvimento de personagem.

Alyla Browne e Anya Taylor-Joy

Além da história instigante, Miller acertou em cheio na escolha das atrizes que dão vida a sua Furiosa. Tanto Alyla Browne, que interpreta a personagem quando criança, quanto Anya Taylor Joy, conseguem com pouquíssimas palavras, mas olhares extremamente expressivos dizer muita coisa em suas versões de Furiosa.

A história da personagem é tão interessante que consegue ofuscar, de certo modo, toda a alegoria criada para ambientar o filme. Claro que as cores fortes, a fotografia, os efeitos visuais práticos e CGIs, além dos veículos incríveis criados por Miller são belíssimos, mas acredite, Furiosa é muito mais interessante.

Conclusão

Furiosa: Uma Saga Mad Max é um filme sobre vingança, uma continuação, uma parte importante de um todo, um capítulo a mais na história iniciada por Mel Gibson e muito mais. É George Miller em estado bruto, provando que é possível explorar uma franquia com originalidade, sem apelar para artifícios rasos ou truques baratos. É cinema puro.

NOTA: 9,5

Trailer – Furiosa: Uma Saga Mad Max

Ficha técnica

Título original: Furiosa: A Mad Max Saga
Direção: George Miller
Roteiro: George Miller, Nick Lathouris
Elenco: Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth, Tom Burke, Alyla Browne, Lachy Hulme
Onde assistir: somente nos cinemas
Data de estreia: 23 de maio de 2024
Gênero: ação, aventura, ficção-científica, suspense
País: Austrália, Estados Unidos
Classificação indicativa:16 anos
Ano: 2024

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *