Uma pena que filmes como ‘Conduzindo Madeleine’ seja cada vez mais raro. O drama francês sobre uma senhora de 92 anos se despedindo de sua casa para morar em uma instituição para idosos é daqueles dramas com toques de humor que encanta e emociona o espectador.
Antes de conhecermos Madeleine (Line Renaud), somos apresentados a Charles (Dany Boon). Impaciente, de poucas palavras, prestes a perder sua carteira de habilitação e extremamente cansado de trabalhar 12 horas por dia, seis dias por semana. A sua vida se transformará quando ele atende ao chamado de sua empresa para atravessar a cidade de Paris para levar Madeleine ao seu destino.
Um começo difícil
O primeiro diálogo entre Charles e Madeleine não é animador. O temperamento do motorista incomoda e dificulta a aproximação da adorável senhora. Porém, aos poucos ela vai quebrando o gelo e a conversa flui. Durante o trajeto, ela pede para que o caminho seja desviado algumas vezes, passando pelos bairros onde morou ou que fizeram parte de sua vida por outros motivos. E, com isso, conhecemos a vida intensa, difícil e repleta de ativismo.
Conduzindo Madeleine poderia ter um caminho diferente caso o diretor Christian Carion focasse nas atividades político sociais de Madeleine. Porém, o caminho que ele escolheu para contar a história de sua vida também foi uma boa escolha.
Uma viagem inesquecível
Afinal, nada melhor do que uma viagem pela capital francesa para uma troca de experiências e autoconhecimento. O interessante aqui é mostrar que não apenas o bairro, os locais e tudo aquilo que conhecemos, mudou. Nós também mudamos e nos transformamos com o tempo. Uns melhoram, outros pioram, uns se perdem e outros se encontram novamente. E o grande triunfo de Conduzindo Madeleine é a excelente química entre Renaud e Boon que engrandecem seus personagens.
Pena que Conduzindo Madeleine não seja um blockbuster com ingressos disputados a tapa pela plateia. Mas quem tiver a oportunidade de assistir, sairá do cinema encantado (alguns lacrimejando) e com um belo sorriso no rosto.
NOTA: 7,5
Trailer – Conduzindo Madeleine
Ficha Técnica
Título original: Une Belle Course
Direção: Christian Carion
Roteiro: Christian Carion, Cyril Gely
Elenco: Line Renaud, Dany Boon, Alice Isaaz, Jérémie Laheurte
Onde assistir: Somente nos cinemas
Data de estreia: 02 de maio de 2024
Duração: 97 minutos
País: França, Bélgica
Gênero: drama
Ano: 2022
Classificação: 16 anos