Cinco filmes para celebrar o Dia do Jornalista

Ser jornalista, antes de mais nada, não é fácil. Ainda mais em uma época em que se celebra a ignorância e que a informação compartilhada em correntes de whatsapp é considerada mais factível que aquela trazida por um profissional que pesquisa, investiga, bem como ouve as partes envolvidas para levá-la ao público. Para celebrar o Dia do Jornalista e, assim, mostrar quão importante é essa profissão, selecionamos cinco filmes para nos fazer refletir sobre o momento difícil que estamos atravessando.

Spotlight – Segredos Revelados  

Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2016, o filme dirigido por Tom McCarthy mostra, em suma, o trabalho de um grupo de jornalistas especializados em investigação (Spotlight) do Boston Globe descobriu e denunciou diversos casos de abuso sexual e pedofilia cometidos por membros da arquidiocese católica de Boston. O escândalo, que a saber vitimou centenas de menores, foi acobertado pela Igreja Católica e autoridades da cidade, até que a denúncia da equipe de jornalistas escancarou a verdade e chocou o mundo com a denúncia desses crimes terríveis.

Onde assistir? Amazon Prime Video

The Post – A Guerra Secreta

De uns tempos para cá, Steven Spielberg começou a dirigir filmes focados na política americana. Aqui, ele acerta novamente ao falar de política e jornalismo, mostrando quão importante é o papel da imprensa e o trabalho de jornalista Katharine Graham (Meryl Streep) – primeira editora de um grande jornal americano, o The Washington Post -, se alia a Ben Dradlee (Tom Hanks) com o intuito de expor os segredos do governo mantidos a sete chaves por quatro presidentes e por mais de três décadas. Juntos, eles superarão as diferenças nesse meio tempo e arriscarão suas carreiras nessa história que retrata o envolvimento do jornal na divulgação de documentos secretos dos Estados Unidos referente a Guerra do Vietnã.

Onde assistir? Now, Youtube, Google Play, Looke

Todos os Homens do Presidente

Dois jornalistas rivais que trabalham para o Washington Post, Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman), pesquisam a princípio sobre o roubo de 1972 da Sede do Partido Democrático no condomínio Watergate. Com a ajuda de uma fonte misteriosa, os dois repórteres fazem, nesse meio tempo, uma conexão entre os ladrões e um funcionário da Casa Branca. Apesar das advertências sobre sua segurança, a dupla – em suma – segue o dinheiro por todo o caminho até o topo. Eles descobrem, assim, o escândalo que ficou mundialmente conhecido como Watergate e culminou na queda do presidente dos Estadis Unidos, Richard Nixon.

Onde assistir? Youtube, Google Play, Looke

Quase Famosos

Na década de 1970, William Miller, a saber, um adolescente de 15 anos, segue a primeira turnê da banda Stillwater pelos Estados Unidos como jornalista da revista Rolling Stone. Nesse ínterim, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais se envolve com o cenário rock daquele período. O filme, em suma, é levemente inspirado na vida do próprio diretor do filme, Cameron Crowe.

Onde assistir? Amazon Prime Video

O Abutre

Por fim, enfrentando dificuldades de conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. Atuando como um verdadeiro jornalista do mundo cão, ele correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registra tudo e procura, dessa forma, ingressar na profissão vendendo essas histórias para veículos interessados.

Onde assistir? HBO GO, Youtube, Google Play

Redação Dimensão Geek

Redação do site Dimensão Geek. Contato, informações e parcerias comerciais: e-mail: contato@dimensaogeek.com whatsapp: (11) 99601-5068

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.