‘A Pior Pessoa do Mundo’ é cativante e simpática

Pode até parecer despretensioso, mas ‘A Pior Pessoa do Mundo’, que estreia nesta quinta (24) nos cinemas brasileiros é simpático e cativante. Poucas obras conseguem explorar tão bem as angústias, dúvidas e passagem para a “vida adulta” pelo viés feminino tão bem quanto o filme dirigido por Joachim Trier. Além disso, a produção acerta ao não focar apenas na vida profissional da protagonista, mas também em sua vida amorosa.

Dividido em 12 capítulos, A Pior Pessoa do Mundo chega com atraso ao Brasil. No ano passado, o filme estreou no circuito internacional; viu a protagonista Renate Reinsve conquistar o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes e agora concorre ao Oscar 2022 em duas categorias: Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional. No entanto, não conseguiu, injustamente, emplacar Reinsve na categoria onde ela triunfou na França.

A Pior Pessoa do Mundo

A trama

Julie (Renate Reinsve) está prestes a completar 30 anos e, a princípio, está de bem com a vida. Mas nada é exatamente o que parece. Insatisfeita com a faculdade de medicina, ela larga o curso e investe na carreira de fotógrafa. Além disso, engata um romance com Aksel (Anders Danielsen Lie), um escritor e quadrinista de 45 anos bem sucedido e, ao que tudo indica, parece, enfim, estabilizar novamente sua vida. Porém, as inquietudes e dúvidas na transição para a vida adulta continua-a deixando inconfortável e ela resolve largar tudo novamente para se aventurar em um novo emprego e um novo relacionamento com o jovem Eivind (Herbert Nordrum).

Sutil e inteligente

Apesar de não ser uma trama inovadora, o grande mérito de A Pior Pessoa do Mundo é a maneira sutil e delicada com que ela é tratada por Trier. O diretor (que também é co-roteirista) apresenta uma bela história e evita cair nos chavões comuns que filmes sobre amadurecimento têm. Além disso, ele tem outro grande trunfo em mãos que merece muito a nossa atenção. A atuação e o carisma de Renate Reinsve. É fácil se apaixonar por Julie e entender sua inquietude e dúvidas sobre o seu amadurecimento.

Por fim, é importante ressaltar que outro grande acerto de Trier é a maneira com que ele faz com que nos conectemos facilmente com o seu filme. Afinal de contas, todos nós já passamos por essas fases, tivemos essas dúvidas, passamos por grandes e inesquecíveis momentos e tivemos nossas derrotas. E, com essas passagens, aprendemos, amadurecemos evoluímos como pessoas. E torcemos para que outras Julies tenha as mesmas conquistas.

Aliás, se for comprar algo na Amazon, apoie a DIMENSÃO GEEK comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3AKvgdu

A Pior Pessoa do Mundo

Ficha técnica – A Pior Pessoa do Mundo

Título original: Verdens verste menneske
Direção: Joachim Trier
Roteiro: Joachim Trier, Eskil Vogt
Elenco: Renate Reinsve, Anders Danielsen Lie, Herbert Nordrum, Hans Olav Brenner, Helene Bjørneby, Vidar Sandem, Maria Grazia Di Meo, Lasse Gretland
Data de estreia: 24 de março de 2021
Onde assistir: somente nos cinemas
País: Noruega, França, Suécia, Dinamarca
Gênero: drama, comédia, romance
Duração: 128 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.