Sempre que Star Wars é tema de uma conversa entre amigos geeks a disputa entre qual é o melhor episódio é inevitável. Para muitos, a trilogia mais recente simplesmente não existe, é um boato de gente mal intencionada que utilizou de truques como Jar Jar Binks para reduzir a importância dos filmes que Lucasfilm realmente fez.
Um fato que não desperta polêmica,no entanto, é a existência de paródias de Star Wars. Todos concordam que, após a primeira exibição do filme e a velocidade com que passou a integrar o dia a dia das pessoas, citar ou parodiar a película passou a ser um fator cultural relevante em muitos países, principalmente nos EUA.
Apresentamos a seguir algumas das melhores, ou pelo menos mais conhecidas, paródias de Star Wars. Com e sem Jar Jar Binks. De preferência sem.
George Lucas In Love (1999)
Joe Nussbaum era ainda um estudante de cinema quando dirigiu esse curta metragem elogiado pelo criador de Star Wars. O filme, aliás, tem como personagem principal o próprio George Lucas, ainda um estudante da USC em 1967.
Sofrendo de um bloqueio criativo, Lucas não consegue terminar o roteiro de um filme em que conta a história de um fazendeiro espacial. A seu redor, alunos e professores são a imagem dos personagens de sua mais famosa criação, como Obi-Wan Kenobi, Darth Vader, Han Solo e Chewbacca, mas ele parece incapaz de perceber.
Lucas vai encontrar sua musa na líder estudantil Marion, que usa um corte de cabelo bem original. Ela o faz perceber o mundo a sua volta, dando fim ao bloqueio criativo. No final do filme, uma surpresa garante o tom de humor do filme.
Hardware Wars (1978)
A primeira paródia conhecida é também a preferida de Lucas. Lançada apenas sete meses depois do filme original, é um trailer de uma aventura espacial muito similar a Star Wars.
Realizado com orçamento mínimo, tem elementos impagáveis como o uso de um ferro de passar roupa como nave espacial. Os sabres de luz são lanternas, Luke dirige um boogie pelo deserto, e o wookie Chewchilla é o monstro do biscoito.
Os robôs também são dignos de nota: 4Q2, que é a cara do homem de lata do Mágico de Oz, e Arty-Deco, um aspirador de pó.
Chad Vader: Day Shift Manager (2006)
Sucesso no YouTube, Chad Vader é uma web série criada por Aaron Yonda e Matt Sloan. Chad, como o nome do seriado sugere, é o gerente de um supermercado chamado Empire Market.
Parte da graça vem do fato de Chad, por vezes, utilizar expressões de Star Wars ou simplesmente aplicar o modo de ser de um Lord Sith em situações cotidianas normais. O principal objetivo do personagem é destruir a competição do Empire Market e dominar o mercado de distribuição de comida.
Troops (1997)
Realizado no estilo mocumentário por Kevin Rubio, Troops é um dos preferidos pelos fãs de Star Wars. Parodiando tanto o filme de Lucas quanto o seriado estadunidense COPS, o curta mostra o Esquadrão Ovelha Negra em patrulha pelo Mar de Dunas do planeta Tatooine enquanto é filmado pelo popular programa da TV do Império chamado Troops.
No programa, os troopers mostram a família de Skywalker, Tio Owen e Tia Beru, envolvidos em uma briga de casal. O Esquadrão tenta acalmar as coisas, mas Tia Beru perde a cabeça e apela para o uso de um detonador termal.
Spaceballs (1987)
Aqui saímos dos filmes de fãs para uma superoprodução da Metro-Goldwyn-Mayer. Criação do impagável Mel Brooks, Spaceballs traz no elenco Bill Pullman, John Candy e Rick Moranis, além de uma ponta do próprio Brooks. Na época do lançamento, não foi grande sucesso de público ou crítica, mas posteriormente virou um hit das locadoras e um clássico cult.
Laugh It Up, Fuzzball: The Family Guy Trilogy (2010)
Seth MacFarlane, aparentemente, é um grande fã de Star Wars e, ainda que uma paródia, ele conseguiu sua própria trilogia. Nos episódios “Blue Harvest” (2007), “Something, Something, Something, Dark Side” (2009) e “It’s a Trap!” (2010), Peter Griffin é Han Solo, Lois é a princesa Leia, Chris é Luke Skywalker, Meg é Dianoga (o monstro do compactador de lixo), Brian é Chewbacca e Stewie Griffin, claro, é Darth Vader. Completando o elenco, Quagmire é C-3PO e Cleveland é um improvável R2-D2 cabeludo. Não precisamos ir adiante.
Robot Chicken: The whole trilogy (2008)
Segundo texto promocional no site Amazon, “daqui a milhões de anos, depois de Sócrates, Shakespeare e a bíblia terem sido esquecidos, apenas duas obras permanecerão: Star Wars e a sua paródia em Robot Chicken”. Darth Vader com problemas para tirar a roupa e ir ao banheiro é apenas um dos temas abordados nessa trilogia criada em stop-motion para o Adult Swim. Um clássico.
Veja outras paródias aqui.