A pandemia por causa do coronavirus está fazendo com que muitas empresas e entidades se reinventem para que elas possam continuar a oferecer seus trabalhos com qualidade e alcance ao grande público. Uma delas é o Sesc São Paulo que, a princípio pasou a produzir conteúdo de música e teatro em streaming e parte agora para a exibição de filmes gratuitos.
Igualmente aos outros segmentos, a programação semanal será semanal, com o Sesc São Paulo exibindo filmes em streaming, pela plataforma Sesc Digital (clique aqui para entrar na parte de cinema direto). Toda semana serão oferecidos quatro novos títulos, entre longas e documentários, sempre a partir de quinta-feira, com acesso gratuito a qualquer hora do dia e sem necessidade de cadastro.
Atualmente na plataforma do Sesc estão em cartaz a cópia restaurada de “Mamma Roma”, de Pier Paolo Pasolini, cineasta cujas provocações se fazem ainda hoje mais necessárias; o documentário brasileiro de “O Homem da Cabine”, de Cristiano Burlan; “O Pacto de Adriana”, documentário chileno de Lissette Orozco, que nos leva a um impactante encontro com a verdade histórica da ditadura e seus efeitos na atualidade e a animação brasileira “Historietas Assombradas – O Filme”, de Victor-Hugo Borges, que dá início à programação voltada ao público infanto-juvenil.
A programação contemplará quatro vertentes neste primeiro momento. Uma curadoria de clássicos do cinema, em sua maioria cópias restauradas e exclusivas na plataforma; uma seleção contemporânea internacional, com filmes que tiveram uma trajetória relevante em festivais no mundo todo e que merecem uma nova oportunidade de exibição ao público; uma janela dedicada ao cinema nacional, com produções de grande alcance de público e filmes independentes que merecem maior espaço de exibição – haverá também destaque aos documentários, ponto forte na produção cinematográfica brasileira; e por fim, uma seleção de filmes infanto-juvenis, visando a formação de público, desde os primeiros anos de vida, para a diversidade do cinema e ampliação do lastro de narrativas.
Os filmes ficarão disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Haverá ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado desde o mês de março, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.
FILMES E SINOPSES
MAMMA ROMA
(Dir.: Pasolini, Itália, 1962, 116 min, 14 anos)
Mamma Roma (Anna Magnani) é uma prostituta de meia-idade que sonha em mudar de classe social para poder voltar a viver com filho adolescente, Ettore (Ettore Garofolo). Ela faz de tudo para dar uma vida melhor a ele, mas o jovem não quer saber de estudar ou trabalhar e vive na rua com os amigos arruaceiros. Quando o passado de Mamma volta a atormentá-la, ela vai perceber que o recomeço é incerto e, talvez, inalcançável. Ficção.
O HOMEM DA CABINE
(Dir.: Cristiano Burlan, Brasil, 2008, 90 min, Livre)
Entre o claro e o escuro das salas de projeção, existe um profissional pouco conhecido da plateia de cinema: o projecionista. A partir do microcosmo de uma sala de projeção, o documentário faz um registro da rotina desses trabalhadores, que possuem uma longa e solitária jornada de trabalho. Documentário.
O PACTO DE ADRIANA
(Dir.: Lissette Orozco, Chile, 2017, 96 min, 12 anos)
Quando criança, Lissette Orozco tinha sua tia Adriana como um grande exemplo. Porém, ao descobrir que ela trabalhava para a polícia secreta do ditador chileno Augusto Pinochet, Lissette decide enfrentar Adriana para desvendar os segredos obscuros da história de seu país. Documentário.
HISTORIETAS ASSOMBRADAS – O FILME
(Dir.: Victor-Hugo Borges, Brasil, 2017, 90 min, Livre)
Pepe é um menino de 12 anos que mora com sua avó, uma bruxa-empresária. Após descobrir que é adotado e que seus pais estão vivos, ele decide sair em busca deles, mas assim acaba atraindo a atenção de Edmundo, um vilão biomecânico que precisa de Pepe para concretizar seu enorme plano maléfico: usar a energia das crianças de sua espécie para atingir a imortalidade. Edmundo rapta a avó de Pepe, forçando o menino e seus amigos a resgatá-la em uma aventura pelo universo fantástico baseado no sucesso da TV “Historietas Assombradas (para crianças malcriadas)” e de quebra solucionar o enigma que gira em torno de seus pais desaparecidos e do passado sinistro de sua espécie. Animação.