‘Os Rejeitados’ encanta com delicadeza e emoção

Embora chegue aos cinemas brasileiros apenas neste 11 de janeiro de 2024, ‘Os Rejeitados’ deveria ter estreado no mês passado. Afinal, com tantos “filmes natalinos” iguais que estreiam no período, o novo trabalho de Alexander Payne se sobressai muito aos demais, embora não seja uma fábula ou típica história de Natal.

Ele vai além disso, mostrando, principalmente, como devemos deixar nossas primeiras impressões de lado, prestar um pouco mais de atenção nas pessoas que nos rodeiam e, principalmente, nos colocar no lugar delas. Ações que, infelizmente, estão cada vez mais em desuso por parte das pessoas.

Dominic Sessa, Da’Vine Joy Randolph e Paul Giamatti. Crédito: Seacia Pavao / © 2023 FOCUS FEATURES LLC

A história

Os Rejeitados se passa durante o período natalino e virada de ano de 1970 para 1971. O filme conta a história de Paul Hunham (Paul Giamatti), um professor de história solitário, rabugento, excelente e extremamente dedicado com sua profissão. Ele é obrigado a passar as festas de fim de ano na escola onde leciona cuidando dos alunos que, por um motivo ou outro, não conseguiram voltar para a casa para passar as festividades com seus familiares.

Aos 45 minutos do segundo tempo, alguns alunos conseguem se salvar do “castigo” e sobre apenas Angus Tully (Dominic Sessa), aluno problemático que é deixado de lado pela mãe e o padrasto e a cozinheira Mary Lamb (Da’Vine Joy Randolph), que perdeu o jovem filho na Guerra do Vietnã e praticamente se tornou uma fantasmas dentro da escola.

Começo difícil

Como não poderia deixar de ser, o começo dessa união forçada é extremante complicada. Temos um aluno rejeitado, um professor odiado e uma cozinheira destruída internamente que não se conhecem a fundo e são obrigados a conviverem harmoniosamente em um período em que estar com a família é mais do que uma tradição, é praticamente essencial.

Payne tinha uma grande armadilha em sua frente que é aquela que perpetua em filmes que se passam nessa época do ano: “a magia do Natal”. Ela que é capaz de unir todos e fazer com que tudo se transforme em uma fábula linda, perfeita e repleta de amor.

Dominic Sessa, Paul Giamatti e Da’Vine Joy Randolph. Crédito: Seacia Pavao / © 2023 FOCUS FEATURES LLC

Sábias escolhas

Mas o diretor sabiamente se apoia em um roteiro sólido, com personagens complexos e belíssimas atuações para mostrar que não existe uma magia que seja capaz de transformá-los naquilo que desejamos que eles sejam. E, sim, nós somos capazes de enxergar as diferenças do próximo, entender o porquê de eles serem o que são e respeitar suas dores, personalidades e viver harmoniosamente.

Os Rejeitados é agridoce, emocionante e muito delicado. Um filme que faz o espectador passar por um carrossel de emoções, se encantar, rir e chorar com a vida dos seus personagens. Uma obra para começar o ano com o pé direito e o astral lá em cima. Não perca.

NOTA: 8

Trailer – Os Rejeitados

Ficha técnica

Título original: The Holdovers
Direção: Alexander Payne
Roteiro: David Hemingson
Elenco: Paul Giamatti, Da’Vine Randolph, Dominic Sessa, Carrie Preston, Brady Hepner
Onde assistir:somente nos cinemas
Data de estreia: 11 de janeiro de 2024
Duração: 132 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: drama, comédia
Ano: 2023
Classificação: 16 anos

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *