Grata e inesperada surpresa de 2022, o ‘Urso’ retorna com a difícil missão de não deixar a bola nesta segunda temporada. Ainda mais que a anterior fez, merecidamente, sucesso estrondoso de público e crítica. Para a alegria de todos, a missão foi muito bem sucedida. Em seus novos 10 episódios que entram em cartaz a partir dessa quarta (23) no Star+, a série prova que não foi um golpe de sorte e que ainda tem muito material de qualidade a ser explorado para mais uma(s) temporada(s).
O grande acerto dessa segunda temporada de O Urso foi ampliar o foco das ações e, principalmente, dar espaço para os coadjuvantes que formam a equipe do antigo The Original Beef of Chicagoland. Claro que o cotidiano da cozinha está mais uma vez no olho do furacão. Porém, a corrida agora não é na preparação dos pratos dos clientes e sim na reforma, ampliação e aquisição de licenças para o novo restaurante funcionar.

Relações
Interessante como o criador Christopher Storer explora as relações pessoais e como elas interferem em suas escolhas e seus respectivos trabalhos no restaurante. A bonita relação do confeiteiro Marcus (Lionel Boyce) com sua mãe enferma e como ele cuida dela com o mesmo cuidado de seus lindos preparos. Estes, aliás, ficam ainda mais refinados após um breve estágio na Bélgica onde ele amplia seus conhecimentos.
A chef Sydney Adamu (Ayo Edebiri) é, talvez, a personagem que mais cresceu e amadureceu nesta segunda temporada de O Urso. Tanto no profissional, tomando diversas vezes as rédeas da organização do novo restaurante, quanto no pessoal, tentando explicar ao pai seus objetivos e desejos para a consolidação de sua carreira.
O primo Ritchie (Ebon Moss-Bachrach) é outro personagem que tem uma evolução admirável. Sempre relutante ao novo e exercendo o seu machismo ao bater de frente com a prima Natalie (Abby Elliott) na administração do novo restaurante, ele cresce absurdamente, principalmente após estagiar no antigo restaurante onde Carmy (Jeremy Allen White) trabalhou e se destacou.

Episódios inesquecíveis
Assim como no ano anterior, essa segunda temporada de o Urso tem pelo menos três episódios memoráveis. Os dois estágios citados anteriormente, o último, que mostra finalmente o novo restaurante em ação e o caos mais uma vez tomando conta da vida de Carmy e mais um que é espetacular.
“Fishes”, o sexto episódio, é daqueles que viram clipe e candidatos fortíssimos a uma grande premiação em vários quesitos. Em um ritmo frenético e alucinante, é o mais longo da temporada e trata-se de um flashback da família, em uma ceia de Natal, com todos os seus membros reunidos. Jamie Lee Curtis faz uma brilhante participação especial como Donna Berzatto. Alcóolatra, espalhafatosa e responsável pela tertúlia, ela tem uma relação dificílima com seus filhos, com a culinária e consigo mesma. É de cair o queixo.
Veredito
Se você é daqueles que foi surpreendido com a série, vai gostar muito dessa temporada. Se por um lado temos uma presença menor de Carmy no comando da série, por outro temos os coadjuvantes que brilham muito graças a um roteiro praticamente perfeito, um elenco afiado e uma direção impecável. E, claro, como não poderia deixar de ser, tudo isso recheado com uma trilha sonora espetacular e, novamente, uma linda declaração de amor a cidade de Chicago.
Nota: 9
Trailer – O Urso (segunda temporada)
Ficha Técnica
Título original: The Bear
Criação: Christopher Storer
Direção: Christopher Storer, Joanna Calo, Ramy Youssef
Roteiro: Karen Joseph Adcock, Sofya Levitsky-Weitz, Christopher Storer
Elenco: Jeremy Allen White, Ayo Edebiri, Ebon Moss-Bachrach, Abby Elliott, Lionel Boyce, Liza Colón-Zayas, Jamie Lee Curtis, Abby Elliott, Oliver Platt
Temporada: 2
Episódios: 10
Duração: 45 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: drama