‘Ficção Americana’ é um tapa na cara da fragilidade branca

Não é a primeira vez e nem será a última que a fragilidade branca será tema recorrente em uma obra cinematográfica ou televisiva. Donald Glover usou o assunto com maestria em diversos episódios da incrível série ‘Atlanta’, disponível na Netflx e no Star+.

Agora, é a vez do cineasta Cord Jefferson meter o dedo na ferida e utilizar o tema no ótimo ‘Ficção Americana’, que estreia nesta terça (27) no Prime Video, Estrelado pelo excelente Jeffrey Wright, o filme é um dos candidatos ao Oscar 2024 na principal categoria da premiação; além de Ator (Wright), Ator Coadjuvante (Sterling K. Brown), Roteiro Adaptado e Trilha Sonora Original.

FIcção Americana

Racismo e drama familiar

Ficção Americana conta a história do acadêmico Thelonious ‘Monk’ Ellison (Wright), que não consegue emplacar seu novo livro porque não se rende ao sistema que vive ávido por “histórias negras”. Desde que elas sejam sobre afro-americanos suburbanos, com problemas com drogas, violência doméstica e, claro, policial.

Além de lidar com a frustração profissional, ele precisa encarar seus problemas familiares. Distante dos irmãos e da mãe, ele terá que reaproximar deles depois que sua mãe começa a apresentar sinais de demência e uma inesperada morte bagunça ainda mais a sua vida.

Desespero

Embriagado, repleto de problemas financeiros, ele resolve “desabafar” escrevendo um livro sobre aquilo que mais detesta. Para isso, ele cria um autor fictício, que escreve um livro autobiográfico sobre sua infância sofrida, a vida criminosa e sua rotina presidiária.

O livro rapidamente cai nas graças de diversos editores (todos brancos, claro) porque o seu agente resolve distribui-lo para a venda. Indignado, ele, a princípio, é contra a ideia. Porém, a situação delicada da mãe faz com que ele comece a ceder pela ideia, mas sem antes zombar da situação. Aproveitando da fragilidade e culpa branca, ele faz exigências absurdas para ver até onde essa história vai acabar e, para sua sorte (ou azar), todas elas são aceitas.

Humor ácido

A grande ironia em Ficção Americana é confrontar a visão que Monk tem do mundo com sua própria personalidade, além de sua história de vida. A “piada” engole o autor e se transforma rapidamente em um monstro incontrolável prejudicando tanto sua vida profissional, quanto a sua pessoal. E quando ela atinge essa segunda, a história de Ficção Americana aumenta graças aos coadjuvantes de luxo que dão vida aos familiares de Monk. As atuações de Tracee Ellis Ross, Erika Alexander, Leslie Uggams, Sterling K. Brown, Myra Lucretia Taylor e Raymond Anthony Thomas engrandecem não apenas ao personagem principal, mas, principalmente, a Wright que brilha neste que é uma das boas surpresas do ano.

NOTA: 8,5

Trailer – Ficção Americana (Prime Video)

Ficha Técnica

Título original: American Fiction
Direção: Cord Jefferson
Roteiro: Cord Jefferson, Percival Everett
Elenco:Jeffrey Wright, Tracee Ellis Ross, Erika Alexander, Leslie Uggams, Sterling K. Brown, Myra Lucretia Taylor, Raymond Anthony Thomas
Onde assistir: Prime Video
Data de estreia: 27 de fevereiro de 2024
Duração: 117 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: drama, comédia
Ano: 2023
Classificação: 16 anos

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *