Novo Batman prova que a DC está no rumo certo

Novo Batman

Cercado de muita expectativas e dúvidas por parte dos fãs mais radicais, enfim o novo filme do Batman chega aos cinemas. E para alegrar os fãs do personagem e do universo da DC Comics, é imprescindível dizer que Warner acertou em cheio em todas as suas escolhas sobre esta produção que, sem sombra de dúvidas, é uma das melhores do Homem-Morcego nos cinemas.

Se ainda tinha gente que torcia o nariz pelo fato da DC e Warner desistirem de criar um universo compartilhado dos seus personagens, o novo Batman vai fazer qualquer um esquecer desse “problema”. Porque perto da ótima direção, grande história, elenco primoroso e um protagonista perfeito para o papel do Cavaleiro das Trevas, isso é apenas um pequeno detalhe.

Novo Batman

LEIA TAMBÉM: Star+ capricha na programação de março de 2022

A trama

Ao contrário do que foi muito especulado, o filme não segue a trama de ‘Batman e o Longo Dia das Bruxas’. No entanto, existem algumas citações e cenas que remetem a brilhante HQ, que ganhou uma versão animada e que está em cartaz na HBO Max. A história explora o lado detetive do personagem. Ele é instigado a capturar um psicopata (interpretado por Paul Dano) que está assassinando personalidades de Gotham City, sempre deixando uma charada para Batman resolver.

Neste meio tempo, outros personagens conhecidos do universo do Homem-Morcego. Pinguim (Colin Farrell), Mulher-Gato (Zoë Kravitz), entre outros, cruzam o seu caminho durante a investigação. Aliás, a personagem de Zoë não apenas aparece em seu caminho. Ela se alia ao Batman e, juntos, tentam solucionar o caso. Além disso, tentam interromper a jornada criminosa do mafioso e “dono” de Gotnam City, Carmine Falcone (John Turturro).

Mais investigação e menos ação

Se não tivesse um homem vestido de morcego investigando um caso policial, o novo Batman poderia ser classificado facilmente como um thriller. A história é um belo suspense, repleto de tensão, excitação, que prende a atenção do espectador que é “convidado” pelo diretor a ajudar na investigação e tentar deficar os próximos passos do assassino. Embora tenha cenas de ação com uma certa dose de violência e muito bem coreografadas, elas não são frenéticas e muito constantes. Trata-se de um filme muito mais policial do que uma aventura tradicional de super-herói.

novo Batman

Elenco

Grande parte do acerto do filme é a escolha do elenco. O timing dos atores, assim como a sincronia entre eles são perfeitos. Farrel dá vida a um inesquecível Pinguim com uma atuação absurda; Dano deixa as gracinhas imortalizadas por Jim Carrey de lado e cria um Charada excepcional e doentio; o James Gordon, de Jeffrey Wright é muito mais ativo que as versões anteriores do personagem, que esperavam o Batman resolver tudo sozinho; Andy Serkis acerta com precisão no tom do mordomo/tutor Alfred Pennyworth e Robert Pattinson é um capítulo à parte.

Robert Pattinson

Ao ser escolhido como novo Batman, Robert Pattinson recebeu uma enxurrada de críticas, reclamações e ataques de haters porque ainda era visto (injustamente) por muitos, como o vampiro da saga Crepúsculo. Uma tremenda bobagem, pois o ator já provou seu talento em diversas oportunidades, após esses filmes. Afinal, não é qualquer ator que se destaca tanto com diretores consagrados como David Cronenberg; talentos em ascenção como Robert Eggers e diretores independentes como os irmãos Benny Safdie e Josh Safdie.

Aqui, ele se sobressai principalmente como o Cavaleiro das Trevas, uma vez que Bruce Wayne aparece bem menos que seu alter ego durante as quase três horas de filme. Mesmo assim, ele é capaz de dividir com o espectador todas as angústias, tristezas e o eterno luto do personagem. Ao vestir a capa de Batman, ele vira a chave e se transforma na “vingança”. Ao mesmo tempo que é um astuto detetive, ele é implacável, violento e impulsivo, tonando-se, dessa forma, a face do terror para os bandidos de Gotham City.

novo Batman

Matt Reeves

É impossível não creditar Matt Reeves como o grande responsável pelo sucesso desse novo Batman. O personagem que sempre pareceu ser secundário em suas próprias produções, já que os vilões eram tão cultuados que roubavam os filmes, aqui ele ganha a importância devida.

Não é a tôa que Batman é um dos maiores personagens da DC Comics e um dos maiores do universo das histórias em quadrinhos. Ele é o centro das atenções justamente por ser um grande detetive e um personagem que impõe muito medo aos seus adversários. E, aqui, Reeves não apenas coloca o personagem no centro das atenções, como consegue fazer com que Pattinson se sobressaia em um elenco repleto de ótimos atores.

Aliás, se for comprar algo na Amazon, apoie a DIMENSÃO GEEK comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3AKvgdu

Ficha técnica

Título original: The Batman
Direção: Matt Reeves
Roteiro: Matt Reeves, Peter Craig
Elenco: Robert Pattinson, Zoë Kravitz, Paul Dano, Colin Farrell, John Turturro, Andy Serkis, Jeffrey Wright
Data de estreia: qui 03/03/2022
Onde assistir: somente nos cinemas
País: Estados Unidos
Gênero: suspense, drama, ação
Duração: 176 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 14 anos

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.