Noite Infeliz | A melhor surpresa de filmes de natal deste ano

Dirigido por Tommy Wirkola, ‘Noite Infeliz’ conta a história da rica família Lighthstone que está passando um natal em família. Porém, o espírito natalino a muito já se perdeu, a família vive apenas de aparências e o casal  Jason (Alex Hassell) e Linda ( Alex Louder) está passando por um momento difícil de separação. Enquanto isso, a filha Gertrude só gostaria que seus pais ficassem juntos novamente. Em meio a isso tudo, na noite da troca de presentes, a matriarca da Família Gertrude descobre um terrível segredo envolvendo um de seus filhos.

E como se isso não bastasse, um grupo altamente trenado liderado pelo Mr. Scrooge (Jhon leguizamo) faz todos na casa de reféns para roubar uma enorme quantia da rica família, em um plano onde não existe nenhuma garantia de que os reféns irão ficar vivos. Só o que eles não imaginavam é que deram o azar de fazer isso logo na mesma casa onde o Papai Noel ( David Harbour) está entregando seus presentes e que agora vai castigar a todo custo todos aqueles que não foram bonzinhos nesse mas de uma maneira nada amigável.

Noite Infeliz

Fugindo dos clichês

Sempre os filmes natalinos de final de ano seguem uma mesma premissa básica. Uma família “quebrada”, que passa por uma situação onde precisam se unir para entender seus problemas e assim voltarem a viver felizes para sempre. No caso de Noite Infeliz, essa estrutura é totalmente subvertida e ainda mais contando com um toque mágico.

O filme estabelece suas próprias regras desde o seu minuto inicial, já mostrando ao telespectador o que pode esperar dessa obra. E o mais interessante ainda é que é fácil comprar essa ideia e ter empatia por todos os personagens até mesmos os vilões para saber ao final o que vai e como vai acontecer pois é totalmente imprevisível.

“Bom” Velhinho

Logo no primeiro ato do filme fica estabelecido o que Papai Noel pode ou não fazer, como aquela família esta desunida e como cada característica deles é peculiar e nada empática. Até mesmo o próprio Noel não é um show de exemplos e parece estar cansado dessa vida de bom velhinho. Agora, ele só quer terminar logo seu serviço e voltar para sua esposa. Todos os “poderes” do papai Noel faz sentido ao longo da produção, com muitas explicações, inclusive, sobre seu passado, e do porquê ele sabe fazer tantas coisas, e algumas apenas sem nenhuma explicação e isso não incomoda nem um pouco, pois o foco já está em outro segmento.

Noite Infeliz

Humor ácido

A violência aqui é justificada e não tem medo de ser apresentada. A saber, ela é utilizada sempre quando necessário, mas também sabendo não mostrar certas coisas que não convém a narrativa. As lutas extremamente bem coreografadas e a utilização de apenas uma casa onde tudo acontece em poucas horas dá mais ainda um sentido de urgência para que tanto a família quanto o Papai Noel sobrevivam aquela noite.

Um dos pontos mais interessantes do filme é como ele não tenta se levar a sério. ALém disso, a todo o momento coloca frases de efeito que fazem sentido (ou não) e isso fica sempre muito engraçado. Afinal, todos os núcleos – tanto dos mocinhos como dos vilões – têm muita química e quando achamos que algo super previsível pode acontecer, ai que vem a surpresa. Tudo isso com uma trilha sonora fantástica que conduz o filme para dar mais peso a evolução dos personagens. Por mais que pareçam clichês, eles conseguem impor muito autenticidade em um filme repleto de novidades que irão agradar em muito fãs do gênero de ação/comédia.

Por fim, Noite Infeliz tem muitas reviravoltas aonde até o próprio Papai Noel vai ressignifcar o espírito natalino como já se não fazia a muito tempo. Com muitas referências a filmes de Natal e até adaptações de uma forma mais adulta de ‘Esqueceram de Mim’, esta é uma das melhores produções natalinas dessa temporada.

Trailer – Noite Infeliz

Ficha técnica

Título original: Violent Night
Direção: Tommy Wirkola
Roteiro: Pat Casey, Josh Miller
Elenco: David Harbour, Beverly D’Angelo, John Leguizamo, Cam Gigandet, Edi Patterson, Brendan Fletcher
Duração: 101 minutos
Onde assistir: somente nos cinemas
País: Estados Unidos
Gênero: ação, comédia, horror, thriller
Ano: 2022
Classificação: 16 anos

Don Florentino

Crítico, Nerd, Gamer que sabe que a verdade está lá fora. Viciado em séries, cinema e cultura pop em geral. Diretor de dois curtas metragens mas que hoje prefere atuar nos bastidores. Sonha em um dia visitar Hogwarts e o Condado e deseja que a força esteja sempre com você.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *