Em agosto do ano passado, a Panini publicou o encadernado Rio Bravo, que conclui a série do Gavião Arqueiro escrita por Matt Fraction e desenhada por David Aja. O quarto e último volume chegou pouco mais de dois anos depois do que o compilado inicial, Minha Vida Como Uma Arma, publicado aqui em janeiro de 2016.
Então, se você é daqueles que não aguenta sofrer de ansiedade entre um volume e outro, essa é a hora de ter na coleção a interpretação definitiva para um dos personagens mais carismáticos da Casa das Ideias.
Nos quatro encadernados, Fraction aborda quem é Clint Barton quando não está ao lado dos heróis mais poderosos da Terra em seu esforço para viver uma vida simples e pacata. Na visão dele. Na realidade, acompanhamos um personagem cômico e trágico, impulsionado por um forte senso de dever e que não tem tato nenhum para lidar com as pessoas do seu convívio.
Na história, Barton se torna entre síndico e proprietário de um prédio no Brooklin, periferia de Nova York, que é alvo da violenta Gangue do Agasalho de Ginástica, que tem planos nada amistosos para a região. Lá, o Vingador se divide entre protetor dos moradores e tutor de Kate Bishop, a Gaviã Arqueira dos Novos Vingadores.
A dinâmica entre Kate, Clint e o cachorro dele, Sortudo, é o ponto alto da série. Nos quatro volumes, os três riem, choram, brigam e sobretudo se apoiam. Outro ponto bem sacado é que as participações dos vizinhos de outros heróis famosos da Marvel, como a Viúva Negra, Wolverine, Homem-Aranha e Homem de Ferro têm o mesmo peso, o que ajuda a reforçar a ideia de cotidiano normal da série.
O traço de David Aja é outra decisão certeira para isso. Com estética fluida, Aja entrega páginas com desenho minimalista e outra com cenas super detalhadas, que ajudam a ambientar o leitor no peso emocional que a cena quer mostrar. Oscilando o foco entre Clint Barton e sua protegida – o terceiro volume leva o nome Gaviã Arqueira – Vingadora da Costa Oeste – a série tem feitos heroicos e entrega a ação que se espera, mas é nos momentos mais intimistas que acerta mais. Principalmente ao mostrar que os atiradores mais precisos do mundo são capazes de errar. Como todos nós.
Ficha Técnica:
Títulos:
Gavião Arqueiro – Minha Vida Como Uma Arma (vol.1)
Gavião Arqueiro – Pequenos Acertos (vol.2)
Gaviã Arqueira – Vingadora da Costa Oeste (Vol.3)
Gavião Arqueiro – Rio Bravo (Vol.4)
Editora: Panini
Autores: Matt Fraction (roteiro) e David Aja (arte)
Capa: dura
Lombada: quadrada
Páginas: 152 (vol.1), 140 (vol.2), 124 (vol.3) e 160 (vol.4)
Formato: 26,6 x 17,4 cm
Lançamento: janeiro /2016