O segundo Festival Confluentes – Democracia e Equidade na Era Digital acontece neste sábado (11) em São Paulo, no Auditório da Fundação Getúlio Vargas. Dentre os nomes confirmados estão o norte-americano Max Fisher, repórter do New York Times e autor do best-seller A Máquina do Caos; ao lado de outros nomes como Caio Machado; Juliana Wallauer; Malu Gaspar; Thuane Nascimento e Winnie Bueno, dentre outros.
O Festival Confluentes foi fundado por um grupo de instituições com longa experiência no financiamento de iniciativas da sociedade civil e que hoje integram seu Conselho Curador. A cada ano, este grupo escolhe um conjunto de organizações com comprovada capacidade de atuação e alto potencial de promover mudanças em suas áreas de atividade para receber recursos de pessoas físicas interessadas em fortalecer a capacidade da sociedade civil para realizar transformações positivas no Brasil.
Os ingressos estão disponíveis aqui.
Programação
13:30h – ABERTURA DO TEATRO
14h MESA DE ABERTURA – Momento 1: Tecnologia e as ameaças à democracia
Como lidar com os desafios trazidos pela disseminação de desinformação e fake news nas redes sociais e outros meios digitais, que podem representar uma ameaça à democracia e aos direitos civis?
Convidados: Max Fischer entrevistado por Malu Gaspar
Momento 2: O debate público em redes sociais e seu impacto na democracia
A radicalização das redes e os desafios de diálogo num ambiente de extremos. O termômetro do debate público nas redes sociais e o impacto disso para a democracia
Convidado: Pedro Doria
Momento 3: Mulheres no Poder
Usando a curadoria de fotos como base, faremos uma sessão de imagens comentadas, com tema mulheres no poder. A proposta é abrir a reflexão sobre dinâmicas de poder, normas sociais e gênero. O que as imagens podem nos contar sobre igualdade e representatividade de gênero e raça?
Convidada: Winnie Bueno
Momento 4: Vozes da Equidade
Uma convidada compartilhará suas experiências e perspectivas, examinando como as tecnologias e a democracia se entrelaçam para moldar nossa sociedade. Sua voz nos guiará por uma jornada de reflexão sobre o uso das ferramentas digitais em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva.
Convidada: Thuanne Nascimento (Thux)
Momento 5: Tecnologia e a transparência das políticas públicas
Como a tecnologia pode ser usada para aumentar a transparência e accountability das políticas públicas e, consequentemente, fortalecer a democracia e a cidadania?
Democratização da tecnologia e o acesso à informação: Como garantir que a tecnologia seja acessível e inclusiva para todos, independentemente de sua condição socioeconômica, e que o acesso à informação não seja limitado por barreiras tecnológicas?
Convidados: Estela Aranha,Humberto Ribeiro, Gabriel Sampaio II com mediação de Mara Luquet
Momento 6: Análise e fechamento – Agoritmos, democracia e perspectivas de políticas públicas.
Considerando as discussões do dia, como pensar perspectivas de futuro? O que fazer com algoritmos, regulação e políticas públicas em direção a uma sociedade mais justa e transparente? O que esperar das plataformas e big techs?
Convidados: Ju Wallauer e Caio Machado
18h – ENCERRAMENTO E COQUETEL
Política do evento
Cancelamento de pedidos pagos
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamento
Edição de participantes
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantes
Local
Av. Nove de Julho, 2029
Avenida Nove de Julho, 2029 Bela Vista
São Paulo, SP