‘Emily The Criminal’ e o limite do desespero

Uma das melhores questões discutidas em ‘Emily The Criminal’ é até quando podemos suportar seguir as regras da sociedade antes de desistirmos e buscarmos alternativas fora das quatro linhas do jogo. Qual o limite que o ser humano é capaz de suportar até o desespero tomar conta e ele se render ao que antes considerava inaceitável?

Pois Emily (Aubrey Plaza), enfim, conheceu o dela da pior maneira. Ex-estudante atolada em dívidas impagáveis por créditos universitários, ela precisa desesperadamente de um emprego para tentar pagar o que deve. No entanto, duas pequenas ocorrências policiais (embriaguez ao volante e violência doméstica) impossibilitam sua inclusão no mercado formal. O que lhe resta é o sub emprego que mal serve para pagar suas contas diárias e, portanto, impossível para abater a sua dívida impagável.

Emily The Criminal

A oportunidade

Desesperada e sem chances no mercado formal de trabalho, ela recebe uma “proposta indecente”. Ajudar a aplicar um pequeno golpe em cartão de crédito. Algo simples e recompensador. Sem grandes vítimas ou riscos. E aí o desespero se manifesta neste meio e Emily acaba aceitando.

As voltas que a vida dá

A grande sacada em Emily The Criminal é a virada de chave que a protagonista dá. Principalmente pelo fato dessa transformação não ser abrupta, de uma hora para outra. Emily representa todos aqueles que tentam sempre fazer o certo. Mas que sempre é puxada para baixo por causa de pequenos delitos cometidos anos atrás. É preterida em entrevistas de emprego porque foi indiciada por dirigir embriagada, porque agrediu um antigo companheiro em uma relação abusiva e, mesmo que esses “crimes” não arranham sua integridade, ela acaba sempre pagando pelas consequências de maneira ininterrupta.

Exploração

Mesmo quando ela consegue algo é para sofrer com explorações. Seja em um subemprego que lhe suga até a alma ou em uma “oportunidade de ouro”, que, na verdade, é para contar com seus serviços gratuitos em um estágio remunerado.

Por isso, Emily vai aos poucos percebendo que, além da dívida impagável, da dificuldade em encontrar um emprego digno, os pequenos golpes lhe dão, além de dinheiro, um certo status. Com o passar do tempo, o que era apenas uma necessidade vira uma oportunidade e o que era, para ela, imoral, se torna moralmente aceitável e ela se transforma de vez.

Emily The Criminal

Aubrey Plaza

Além de ter um roteiro bem escrito e uma direção correta de John Patton Ford, o grande trunfo do filme é sua protagonista. Aubrey Plaza sobra na atuação e mostra grande personalidade ao dar vida à Emily. É notável o crescimento e a transformação da personagem graças ao seu trabalho que é tão bom quanto o que ela desempenhou na segunda temporada de White Lotus.

Apesar de ter uma carreira sólida e com mais de 10 anos, não é nenhum absurdo afirmar que 2022 foi seu grande ano como atriz ao se destacar tanto no filme, quanto na série. Uma pena que este seu trabalho mais recente tenha passado despercebido do grande público. Perto da grande quantidade de filmes ruins que chegaram aos cinemas no decorrer do ano passado, este é um dos poucos que se salvam.

Nota: 7

Trailer – Emily the Criminal

Ficha técnica

Título original: Emily the Criminal
Direção e roteiro: John Patton Ford
Elenco: Aubrey Plaza, Theo Rossi, Bernardo Badillo, John Billingsley, Megalyn Echikunwoke, Brandon Sklenar, Jonathan Avigdori, Gina Gershon.
Duração: 97 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Thriller, drama
Onde assistir: Youtube
Ano: 2022
Classificação etária: 16 anos

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *