Cinco filmes para celebrar William Friedkin

William Friedkin, um dos cineastas mais importantes da história, nos deixou nesta segunda-feira (7), vítima de insuficiência cardíaca causada por uma pneumonia. Apesar de muita gente da nova geração não o conhecer, sua obra é fundamental para entendermos a transformação do cinema nos anos 1970 e como ela é essencial para quem aprecia a sétima arte.

Para homenagear a sua memória e apresentar seu trabalho para os mais jovens, selecionamos cinco filmes imperdíveis de sua carreira que estão disponíveis em streaming.

William Friedkin – Cinco filmes

Killer Joe  – Matador de Aluguel

Seu último grande filme foi essencial para o salto de qualidade na carreira do ator Matthew McConaughey. Aqui, ele vive Joe, um assassino de aluguel contratado por Chris, um viciado que deseja matar a própria mãe para pegar o dinheiro do seguro. O plano começa a dar errado quando Joe se apaixona pela irmã mais nova de Chris, Dottie.
Onde assistir? Prime Video, Pluto TV, Claro Video, Apple TV+

Parceiros da Noite

Trillher policial estrelado por Al Pacino e com temática LGBTQIA+. O astro interpreta o policial Steve Burns, designado a trabalhar infiltrado como homossexual para caçar um serial killer que está apavorando essa comunidade. Para pegar o assassino, ele se começa a frequentar clubes sadomasoquistas e quanto mais ele se aprofunda na jornada, mais ele perde sua sanidade. Imperdível.
Onde assistir? Prime Video

Viver e Morrer em Los Angeles

 Polical noir considerado por muitos como o melhor trabalho de William Friedkin. Aqui, após perder seu parceiro assassinado, um agente federal que sempre agiu conforme a lei, vai começar a usar métodos questionáveis para tentar capturar um falsificador. Um filmaço.
Onde assistir? Oldflix

O Exorcista

Um dos filmes de terror mais assustadores de todos os tempos. Ellen Burstyn interpreta uma atriz consagrada que durante uma filmagem começa a perceber um comportamento estranho em sua filha de 12 anos. Aos poucos, ela se dá conta que a menina está possuída pelo diabo e convoca um padre para exorcizá-la. Filme que revelou a pequena Linda Blair e que mostrou alguns métodos pouco convencionais de William Friedkin. Como amarrar a menina com força na cama para extrair sofrimento real dela, dar tiros com balas de verdade para assustar o elenco durante as filmagens e outras excentricidades.
Onde assistir? Prime Video, HBO Max

Operação França

Primeiro grande sucesso de Friedkin, Operação França é um dos melhores filmes policiais de todos os tempos. Aqui, dois detetives de Nova Iorque, Jimmy ‘Popeye” Doyle e Buddy Russo tentam desmantelar uma rede de tráfico e acabam descobrindo a Operação França. Mas, quando um dos criminosos tenta matar Doyle, ele inicia uma perseguição mortal que o leva muito além dos limites da cidade. Destaque para a icônica cena de perseguição de carro. O filme venceu de cinco Oscars, em 1971, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (William Friedkin) e Melhor Ator (Gene Hackman), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem.
Onde assistir? Star+

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *