O Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos, um dos eventos mais prestigiados do calendário cultural da cidade, anunciou a lista de filmes selecionados para sua décima edição, que ocorrerá de 18 a 26 de junho de 2024. Este ano, o festival acontece em diversos espaços da cidade, oferecendo todas as atividades gratuitamente.
Abertura com Estreias Nacionais
A cerimônia de abertura do 10º Santos Film Fest contará com as estreias nacionais de “Triângulo de Tebas” e “Ainda Somos os Mesmos”. Este evento de gala marcará o início de uma semana repleta de exibições cinematográficas, homenagens e debates culturais.
Filmes Selecionados
Foram cerca de 700 filmes inscritos, que abrangem curtas e longas-metragens. Os selecionados serão exibidos em locais icônicos como Cine Roxy, Sesc, Cine Arte Posto 4, Cinemateca de Santos, entre outros. A mostra nacional de curtas e longas ocorrerá no Sesc entre 20 e 23 de junho, enquanto a mostra regional será realizada no Cine Roxy em 24 de junho. As animações serão apresentadas em sessões infantis em praças e escolas.
Homenagens e Convidados Especiais
Em 2024, o festival homenageia a trajetória da atriz Carol Castro, que se destacou tanto no cinema quanto na televisão, estrelando quatro grandes produções só este ano, incluindo o filme de abertura “Ainda Somos os Mesmos”. Julia Rezende, renomada produtora de cinema nacional, também é uma das profissionais de cinema celebradas. A homenageada é filha do diretor Sérgio Rezende, que marcará presença com seu novo longa “Sertão Sertões”.
O festival também reconhecerá a carreira do professor e cineasta Wanderley Camargo, pioneiro na televisão regional e coordenador do curso de cinema da Universidade Católica de Santos. A atriz Bete Mendes, uma das maiores da história do Brasil, apresentará seu novo filme “Essa Noite Seremos Felizes”, de Diego dos Anjos.
Programação Completa
A programação completa sai em 6 de junho, às 19h30, na Unisantos, junto com exposições comemorativas dos 15 anos do CineZen Cultural e dos 10 anos do Santos Film Fest. O evento contará com uma apresentação musical Tributo a Elton John, com Mario Tirolli.
Mostra Nacional de Longas-Metragens
- Agudás – Os Brasileiros de Benin (2023), de Aída Marques
- Combinaram de nos matar – Nós combinamos de não morrer (2024), de Pablo Guelli
- Estranho Caminho (2023), de Guto Parente
- Lenita (2023), de Dácio Pinheiro
- Onde as Ondas Quebram (2023), de Inara Chayamiti
- Ópera Cabaré Casa Barbosa (2023), de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques
- Partido (2023), de César Charlone, Sebastián Bednarik, Joaquim Castro
- Praia da Saudade (2024), de Sinai Sganzerla
Mostra Nacional de Curtas-Metragens
- Tudo que importa (2024), de Coraci Ruiz
- Cores Queimam (2024), de Felippy Damian
- Viventes (2024), de Fabrício Basílio
- Buraco de Minhoca (2024), de Marília Hughes Guerreiro e Cláudio Marques
- Uma Irmã Mais Velha (2024), de Drica Mendes
- Plural (2024), de Patricia Travassos
- Noke Koi (2024), de Arthur Ribeiro
- Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz (2024), de Lucas Assunção
Diversidade de Espaços e Atividades
O festival se passa em diversos locais, incluindo a Lagoa da Saudade no Morro da Nova Cintra, Open House Idiomas, escolas Olga Cury e Andradas e outros. A programação inclui mostras competitivas, retrospectivas, palestras, bate-papos, exibições com trilha sonora ao vivo e sessões seguidas de debate. Haverá atividades com audiodescrição e intérpretes de Libras para garantir acessibilidade.
Lançamento de Livros
O festival também contará com o lançamento de livros da Coleção Santos Film Fest, incluindo a autobiografia da designer Márcia Okida e uma edição especial sobre a história do festival.
Retrospectivas e Sessões Especiais
- Retrospectiva dos Filmes das Homenageadas Carol Castro e Julia Rezende
- LC Barreto Produções, com exibição dos filmes Dona Flor e Seus Dois Maridos, Isto é Pelé e Barretão
- Sessão especial dos premiados filmes Kairo e Engole o Choro, seguidas de debate com o cineasta Fabio Rodrigo
- Sessões azuis para pessoas PCD em parceria com o grupo Inclusão para Todos
Outras Atividades e Palestras
- Bate-papo com a cineasta Dandara Ferreira, diretora do filme Meu Nome é Gal
- Feira de mídia física em parceria com o Bazar da Sétima Arte
- Virada cinematográfica com filmes do Verão de 84
- Exposições de cartazes inspirados em 10 filmes, comemorando os 10 anos do festival
Apoio e Realização
O 10º Santos Film Fest acontece com recursos da Lei Paulo Gustavo, via edital do Governo do Estado de São Paulo. Tem apoio institucional da Secretaria de Cultura de Santos, emendas parlamentares municipais de vereadores, apoio cultural da Universidade Católica de Santos, e apoio do Sesc Santos, Paris Filmes, Mauricio de Sousa Produções, entre outros. A direção é dos produtores André Azenha e Paula Azenha, com produção do Instituto Cinezen Cultural, que celebra 15 anos de atividade em 2024.