Novidades

Tizen: Samsung lança smartphone com seu sistema operacional

Samsung Z1Finalmente a Samsung lança o seu tão sonhado sistema operacional, Tizen. A plataforma estará no novo smartphone da empresa coreana, o Samsung Z1, que começou a ser vendido hoje (14/01), na Índia.

Assim como o Android, o Tizen é um sistema operacional baseado em Linux, com diversas aplicações e possibilidade de ser utilizado em smartphones, tablets, IVIs, notebooks, Smart TVs e Smart Cameras. Apesar de ter sido lançado oficialmente hoje para smartphones, o Tizen apareceu como plataforma na smart câmera NX300M, da Samsung. Depois o sistema foi utilizado em outros gadgets como tablets e os relógios Samsung Smart Gear 2. O sistema foi criado em código aberto e utiliza a tecnologia HTML5. As aplicações para essa plataforma são baseadas em JavaScript, JQuery e JQuery Mobile.

A Samsung garante que o tempo de inicialização do Tizen é muito baixo, sem contar a eficiência no consumo de bateria (o pesadelo de todo mundo que tem um smartphone) e a uma ótima performance na web.

Além do Tizen, o Samsung Z1 tem uma tela de 4 polegadas WVGA, Internet 3G, processador dual-core de 1.2 GHz, 768 MB de RAM, câmera de 3.1 megapixels, bateria de 1500 mAh e memória interna de 4 GB , podendo ser expandida por cartão micros. Ele está custando na Índia 5700 rupees indianos (US$ 92 ou R$ 240).

Segundo a Samsung, a loja digital da empresa disponibilizará mais de mil aplicativos para o sistema, sendo que o Z1 já sai da fábrica com os mais comuns como Facebook, Twitter, Linkedin e YouTube, instalados.

Fabio Martins on twitterFabio Martins on linkedinFabio Martins on instagramFabio Martins on googleFabio Martins on facebookFabio Martins on email2
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.
About Fabio Martins (376 Articles)
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.