Tizen: Samsung lança smartphone com seu sistema operacional

Samsung Z1Finalmente a Samsung lança o seu tão sonhado sistema operacional, Tizen. A plataforma estará no novo smartphone da empresa coreana, o Samsung Z1, que começou a ser vendido hoje (14/01), na Índia.

Assim como o Android, o Tizen é um sistema operacional baseado em Linux, com diversas aplicações e possibilidade de ser utilizado em smartphones, tablets, IVIs, notebooks, Smart TVs e Smart Cameras. Apesar de ter sido lançado oficialmente hoje para smartphones, o Tizen apareceu como plataforma na smart câmera NX300M, da Samsung. Depois o sistema foi utilizado em outros gadgets como tablets e os relógios Samsung Smart Gear 2. O sistema foi criado em código aberto e utiliza a tecnologia HTML5. As aplicações para essa plataforma são baseadas em JavaScript, JQuery e JQuery Mobile.

A Samsung garante que o tempo de inicialização do Tizen é muito baixo, sem contar a eficiência no consumo de bateria (o pesadelo de todo mundo que tem um smartphone) e a uma ótima performance na web.

Além do Tizen, o Samsung Z1 tem uma tela de 4 polegadas WVGA, Internet 3G, processador dual-core de 1.2 GHz, 768 MB de RAM, câmera de 3.1 megapixels, bateria de 1500 mAh e memória interna de 4 GB , podendo ser expandida por cartão micros. Ele está custando na Índia 5700 rupees indianos (US$ 92 ou R$ 240).

Segundo a Samsung, a loja digital da empresa disponibilizará mais de mil aplicativos para o sistema, sendo que o Z1 já sai da fábrica com os mais comuns como Facebook, Twitter, Linkedin e YouTube, instalados.

Fabio Martins on InstagramFabio Martins on Twitter
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.