Novidades

The Post – A Guerra Secreta | Crítica do filme

Não é de hoje que Steven Spielberg vem fazendo filmes sobre guerra e política. Estes são temas que, na verdade, permeiam a carreira do brilhante diretor desde seus primeiros trabalhos. Mas, ultimamente, ele tem dado uma atenção especial ao tema e feito ótimos dramas sobre esses assuntos, sendo que “The Post – A Guerra Secreta” é um dos melhores dessa fase atual do diretor.

Um dos méritos do filme é o timing perfeito. The Post – A Guerra Secreta se passa nos anos 70, em uma disputa entre a imprensa e o presidente norte-americano Richard Nixon, onde o jornal The Washington Post teve acesso e pretendia publicar documentos secretos que revelavam as mentiras do governo sobre a guerra do Vietnã, enquanto Nixon tentava censurar a publicação de todo jeito. Hoje, cinco décadas depois, vemos a imprensa dos EUA lutando contra o governo Trump.

É um filme que também faz uma justa defesa da bandeira feminista. A dona do jornal, Kay Graham (Meryl Streep), precisou enfrentar as vozes masculinas de seus próprios “colegas” que não a respeitavam como dona do veículo e constantemente tentavam silenciá-la e, na sequência, peitou o presidente Nixon e seu governo em prol da liberdade de imprensa.

Outro grande mérito de The Post – A Guerra Secreta é conseguir envolver o espectador em um assunto que para muitos não é empolgante: o funcionamento de uma redação de jornal. Diferente de Spotlight: Segredos Revelados, onde existe uma investigação que prende o espectador, no filme do Spielberg é uma luta mais interna, dentro da redação, em conversas com fontes e políticos, mostrando diversas etapas da reportagem, da pauta a impressão, prendendo o espectador com a força de seus diálogos, a direção segura de Spielberg e a força do elenco formado por Matthew Rhys, Bob Odenkirk, David Cross, Michael Stuhlbarg e Tracy Letts que, junto com Streep e Tom Hanks, sustentam muito bem o filme.

Numa época onde a imprensa vem sendo contestada de maneira estúpida por radicais de direita e esquerda, The Post – A Guerra Secreta é um filme essencial. Ele prova que o jornalismo e, principalmente, a liberdade de imprensa são vitais pela defesa da democracia.

Fabio Martins on twitterFabio Martins on linkedinFabio Martins on instagramFabio Martins on googleFabio Martins on facebookFabio Martins on email2
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.
About Fabio Martins (436 Articles)
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.