Podcast #12 | M. Night Shyamalan

Neste episódio do podcast da Dimensão Geek editado por Bruna Lís; Aldo Gama, Camila Borda, Fábio Martins e Thiago augusto falam sobre a filmografia do produtor, roteirista e diretor indiano M. Night Shyamalan.

Com 12 filmes no currículo (sem contar O Demônio, que ele escreveu e produziu e O Pequeno Stwart Little, que ele apenas assina o roteiro), M. Night Shyamalan teve seus altos e baixos, mas nunca perdeu sua moral com os grandes estúdios, principalmente por ser um autor que segue uma linha de trabalho coerente, goste-se ou não dos filmes dele.

Sua carreira começou em 1992 com o filme indiano Praying with Anger, que pouca gente viu e é raríssimo encontrar alguma cópia no mercado. Seu segundo filme, feito pela Miramax seis anos depois, Olhos Abertos, também quase passou despercebido pelo público que só veio a conhecer e reconhecer o seu trabalho pelos seus três filmes posteriores: O Sexto Sentido (1999), Corpo Fechado (2000) e Sinais (2002).

Depois, o trabalho de M. Night Shyamalan começou a decair com A Vila (2004). Questionado pela Disney pelo roteiro de A Dama na Água (2006), o diretor não abriu mão do conteúdo de sua obra e a parceria com empresa chegou ao fim. Com ela, a carreira dele foi ladeira abaixo com Fim dos Tempos (2008), e os péssimos O Último Mestre no Ar (2010) e Depois da Terra (2013).

Quando todos apostavam num fim de carreira precoce, M. Night Shyamalan ganha um novo fôlego com a excelente minissérie Wayward Pines e o filme de baixo orçamento, A Visita, ambos de 2015. A volta por cima do diretor indiano veio com o excepcional Fragmentando (2017), continuação de Corpo Fechado e que terá um terceiro e último capítulo chamado ‘Glass’, que tem lançamento previsto para 2019.