Novidades

Game of Thrones| S05E10 – Mother’s Mercy

Mother’s Mercy é daqueles episódios que, além de encerrar de maneira brilhante a quinta temporada de Game of Thrones, entra para a seleção de melhores capítulos da história da série. Isso porque ele conseguiu fechar os diversos arcos, abriu ótimos ganchos para o sexto ano e trouxe diversas dúvidas e questionamentos que serão debatidos nos fóruns durante um bom tempo. É um dos mais cruéis e impactantes de todo o show e inesquecível do começo ao fim.

A gente imaginava que o quinto ano de Game of Thrones ainda tinha algo para entregar. Mesmo depois de momentos incríveis como a Batalha de Durolar e a volta de Drogon, faltava fechar as histórias de Dorne, Porto Real, Winterfell, Bravos, Muralha e Meereen. E Mother’s Mercy não decepcionou em nenhum momento. Ao contrário, salvou, inclusive, uma das partes mais chatas dos livros de George R. R. Martin, Dorne.

MyrcellaArrastada e cansativa, a trama em Dorne parecia que não ia a lugar algum, mas com a cena final, com Myrcella morrendo nos braços do pai Jaime, apimentará ainda mais a rivalidade entre as casas Lannister e Martell. Afinal de contas, não fica claro se o Príncipe Trystane embarcou ou não com a sua prometida. E se isso aconteceu de fato, sua recepção em Porto Real não será nada boa.

Por falar em Porto Real, a confissão de Cersei e a sua interminável caminhada da Cersei
vergonha foram daqueles momentos inesquecíveis da série. Com certeza um dos pontos altos de Mother’s Mercy (o nome do episódio remete justamente ao pedido de perdão da Rainha Mãe) foi vê-la derrotada, humilhada e completamente destruída tendo que andar nua até o palácio sendo ofendida e agredida pela população. Uma coisa podemos ter certeza. Isso não ficará barato. Cersei deve se vingar de todos e com a ajuda da versão ‘Frankenstein’ de Gregor Clegane. A Montanha ficou ainda mais assustadora.

DaenerysSe o velho reino está se quebrando, um novo reino parece surgir. E ele está sendo
formado em Meereen. Um reino que terá muita força física e política. Daenerys reencontrou o exército Dothraki, que deve se aliar novamente com a Khalessi e reforçará a sua tropa que já conta com os Imaculados, Drogon e os apaixonados Jorah Mormont e Daario Naharis. Além da força física, ela contará com dois ótimos estrategistas ao seu lado, Lorde Varys e Tyrion Lannister (finalmente o anão se deu bem no jogo dos tronos), que poderão sim fazer com que o reino volte aos Targaryen.

Outro arco bem encerrado foi em Bravos. Não, a menina ainda não é ninguém. ElaArya é Arya Stark, de Winterfell e, enfim, teve a sua primeira vingança. E com requintes de crueldade. Impressionante o jeito que ela assassina Ser Meryn Trant. Claro que a sua vingança não sairia barato e ela deve passar por alguns perrengues na Casa do Preto e Branco, a começar pela cegueira por usar um rosto sem ainda ser uma ninguém.

Em sua terra natal as coisas esquentaram (ou esfriaram?) de vez. O caminho da queda de Stannis Baratheon foi espetacular. Começando com metade de sua tropa abandonando o barco depois dele sacrificar a filha e, na sequencia, o suicídio da Stannisesposa pelo mesmo motivo. Com metade dos homens à disposição, claro que ele não seria páreo para os homens de Roose Bolton e a derrota humilhante era mais do que esperada. E para piorar ainda mais sua situação, ele ainda teve que enfrentar a fúria de Brienne de Tarth. Eu tenho minhas dúvidas se ela chegou de fato a matá-lo . Game of Thrones é daquelas séries que se algo não está tão explícito, talvez ele não tenha ocorrido. Acredito que ainda veremos Stannis na série. Além dele, tenho certeza que na próxima temporada tanto Sansa quanto Theon voltam para se vingar dos malucos do Forte do Pavor.

E, claro, o momento mais impactante e que está deixando todo mundo maluco é a morte de Jon Snow na Muralha. Assassinado pelos seus irmãos de preto por ter traído o seu povo ao ajudar os Selvagens. A minha aposta é que o bastardo não

morrerá. A hipótese menos provável (e que eu não acredito) é a de que ele tenha trocado de corpo com o seu lobo, Fantasma, antes de morrer. Eu ainda sigo acreditando que Snow morre, mas será ressuscitado pela sacerdotisa vermelha e retornará ao
mundo dos vivos como a reencarnação de Azor Ahai. Afinal de contas, por que Melisandre voltaria à Muralha? Ela deve ter visto no fogo o destino de Snow e, assim como Thoros de Mir fez diversas vezes com Beric Dondarrion, vai trazer o bastardo de volta, mas dessa vez como o herói lendário que derrotou os Outros há oito mil anos. Mas isso nós só saberemos ano que vem.

Fabio Martins on twitterFabio Martins on linkedinFabio Martins on instagramFabio Martins on googleFabio Martins on facebookFabio Martins on email2
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.
About Fabio Martins (401 Articles)
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.