Novidades

Death | Cultuada banda de Detroit se apresenta em SP

Punks antes do termo punk existir, a banda Death tem shows marcados no Brasil

 

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a lendária banda de rock Death se apresenta no SESC Belenzinho, em São Paulo, e no dia 6 o destino do grupo é o Curitiba Rock Carnival. É a oportunidade do público brasileiro conferir no palco o repertório do álbum “…For The Whole World to See”, de 1974,  base do espetáculo. O guitarrista Bobbie Duncan substitui David Hackney, que junto com os irmãos Bobby e Dannis formaram a banda nos anos 70.

Teste de DNA

Uma das discussões intermináveis do universo musical é a paternidade de determinados gêneros. Com o punk não seria diferente. Ramones e Sex Pistols são candidatos de peso, embora outra corrente argumente que o punk esteve presente em momentos anteriores, seja com os Monks, com os Stooges ou com o Sonics. Sem dar nenhuma bola a esse embate, três irmãos adolescentes estadunidenses começaram a criar música juntos na cidade de Detroit.

Numa época em que a música negra era dominada pelo som da Motown e pelos primórdios da música disco, o som energético do trio falhou em conquistar o coração das gravadoras. Uma fita com as composições registradas em 1974 permaneceu guardada e cheia de pó até 2009, mais de trinta anos depois, quando o trabalho foi finalmente lançado para o público.

Música e imagem sempre tiveram um relacionamento próximo, sendo que na música jovem essa combinação se tornou essencial. Mas longe das paradas de sucesso, documentários musicais têm ajudado a preservar a memória e o trabalho de muitos artistas que não atingiram o grande público, muitas vezes recuperando ou expandindo suas carreiras. “The Story of Anvyl”, de 2008, “Bad Brains: A Band in DC”, de 2012, “The Punk Singer”, de 2013, e “Searching for Sugar Man”, de 2012, são apenas alguns exemplos de filmes que contextualizam e apresentam para novas gerações um pouco da história desses artistas.

O mesmo fenômeno ocorreu com o “A Band Called Death”, documentário de 2012 que reconta a saga vivida pelos irmãos Hackney que, na luta por sua identidade, demorou mais de trinta anos para encontrar uma audiência.

Veja o trailer de “A Band Called Death”. 

Ouça o disco “…For The Whole World To See”. 

Aldo Gama
Aldo Gama é jornalista
About Aldo Gama (80 Articles)
Aldo Gama é jornalista