Novidades

Deadpool | Mais que um rostinho bonito

Com data marcada de estreia para o dia 11 de fevereiro, Deadpool é a realização do sonho de muitos fãs de quadrinhos. Um dos personagens mais tresloucados da história da 9ª Arte, transformou o humor em uma arma tão poderosa quanto a violência para sobreviver no competitivo mercado editorial das comics estadunidenses.

Tanta devoção dos leitores, acompanhada por uma esperta campanha de marketing calcada em hilários trailers, antecipa generosos números de bilheteria. Mas será que o público de cinema, pouco afeito às tramas esquadrinhadas pelos escritores da Marvel, conseguirá acompanhar as estripolias do personagem vivido pelo ator Ryan Reynolds?

Para prevenir que isso aconteça, apresentamos um resumão da vida e obra do assassino mais engraçado dos quadrinhos. Aqui , para os mais curiosos, uma lista mais completa.

deadpool-int-feature-05132015-970x545

Coisas que você queria saber sobre o Deadpool mas tinha medo de perguntar

Deadpool não é tão velho quanto seus amigos combatentes do crime, tendo sido criado e batizado Wade Winston Wilson por Fabian Nicieza e Rob Liefeld em 1991. Começou como um supervilão, mas foi aos poucos assumindo a condição de antiherói. Também é conhecido como “Merc with a Mouth” (Mercionário com boca, literalmente) por tagarelar incansavelmente, muitas vezes quebrando a quarta parede e se dirigindo diretamente ao leitor.

Sua história é repleta de controvérsias, principalmente por conta de sua instabilidade mental, o que o leva a contar diferentes versões sobre sua infância. O vilão T-Ray já afirmou ser o verdadeiro Wade Wilson e que teve sua identidade roubada pelo assassino. Loki, irmão malvado de Thor, já disse que é seu pai. Em outras versões, ele é abandonado pelo pai ainda criança, sendo criado por uma mãe alcoólatra e espirituosa que ria constantemente das dificuldades enfrentadas, o que seria responsável pelo seu senso de humor peculiar. O próprio Deadpool já disse que cabe ao leitor decidir se ele é ou não Wilson, o que nos leva a crer que essa dúvida nunca será esclarecida.

Já sobre a origem de seus poderes, aceita-se que ele teria se voluntariado para participar do programa Arma X, o mesmo que criou Wolverine. Sua motivação era obter o fator de cura e livrar-se de um câncer terminal. O experimento deu errado, desfigurando seu rosto e alterando sua mente. A capacidade de se regenerar, no entanto, foi adquirida com sucesso.

Existe a possibilidade de que seu nome tenha vindo desse experimento. Como as cobaias nem sempre sobreviviam, os guardas do projeto faziam apostas. Wilson não era um dos favoritos, daí o nome Deadpool (algo como loteria da morte).

Seu uniforme foi inspirado no igualmente tagarela Homem-Aranha, herói que Deadpool gosta e tenta ser amigo. Outra fonte declarada foi o personagem da DC Slade Wilson, o Deathstroke, Inimigo dos Novos Titãs.

Deadpool-Wedding

O mercenário e o amor

Deadpool já foi casado e a cerimônia contou com a pompa de um evento oficial Marvel. A noiva era Shiklah, Rainha dos Mortos-Vivos, o que nos faz lembrar da natureza pansexual do personagem. Para ele, gênero não é um problema. Nem mesmo a ausência dele, uma vez que ele já se envolveu com alienígenas e metamorfos. A ausência de preconceitos é algo notável no mundo dos super-heróis.

Talvez uma das coisas mais interessantes de Deadpool seja sua capacidade de quebrar a quarta parede, o que lhe dá a compreensão de que ele é apenas um personagem fictício. Embora muitas vezes resulte em efeito cômico, em outras pesa sobre os ombros de Wade, que se mostra deprimido e desesperançoso diante de sua condição existencial de mera fonte de entretenimento para o leitor.
deadpool-sad

Cinema

Uma das razões para acreditar no sucesso da versão cinematográfica do personagem é o envolvimento do ator Ryan Reynolds. Decepcionado com a versão do personagem no filme X-Men Origins: Wolverine, ele teria feito uma intensa campanha para a realização de um filme com uma adaptação mais próxima com os quadrinhos. Aliás, o próprio Deadpool teria descrito sua aparência como a mistura do ator com com um cão da raça shar-pei.

 

Para saber um pouquinho mais sobre o Deadpool nos quadrinhos:

 

Trailers, teasers e promos reunidos:

 

Aldo Gama
Aldo Gama é jornalista
About Aldo Gama (80 Articles)
Aldo Gama é jornalista