![](https://i1.wp.com/dimensaogeek.com/2018/wp-content/uploads/2020/03/The-Winter-Line-2.jpg?fit=678%2C381)
Deixados um pouco de lado na estreia da terceira temporada de Westworld, que focou mais em Dolores e Caleb, Maeve Millay (Thandie Newton) e Bernard Lowe (Jeffrey Wright) protagonizaram o belíssimo “The Winter Line”, que aponta um novo rumo para a série, ampliando cada vez mais seus mistérios e possibilidades.
Em Parce Domine, Lisa Joy e Jonathan Nolan beberam da fonte de James Cameron ao usar a tecnologia para atacar a tecnologia. Já em The Winter Line, os showrunners colocaram mais ingredientes na receita e usaram uma fórmula que ficou muito conhecida em 1999, com o lançamento de dois filmes impactantes lançandos naquele ano e que travatam do mesmo tema: eXistenZ , de David Cronenberg e Matrix, de Lana e Lilly Wachowski.
Embora diferentes, as duas obras que usaram a tecnologia e a realidade virtual para colocar uma pulga atrás de nossas orelhas. Será que estamos vivendo realmente? Ou tudo que está passando ao nosso redor é fruto de uma programação ou de um game jogado constantemente.
Ao que tudo indica, Maeve está no caminho para a solução. Depois dos acontecimentos da temporda anterior, ela despetar em War Wolrd, no papel de uma espiã lutando contra a Alemanha nazista ao lado do companheiro Hector Escaton (Rodrigo Santoro) que, infelizmente, não consegue despertar do seu papel de anfitrião.
![](https://dimensaogeek.com/2018/wp-content/uploads/2020/03/The-Winter-Line.jpg)
Bernard, por outro lado, segue uma linha mais realista, buscando Maeve na Forma com o auxílio de Ashley Stubbs (Luke Hemsworth) – anfim confirmado como um anfitrião – e ainda tentando entender o seu papel neste “novo mundo” e o real objetivo de Dolores ao libertá-lo de Westworld.
Aparentemente sem relação uma com a outra, a história de Maeve e a de Bernard se unem quando ele finalmente chega à Forma e encontra os showrunners de Game of Thrones, David Benioff e D.B. Weiss, como funcionários da Delos, conversando ao lado de Drogon e presencia a criação de um parque medieval.
O que aparentemente seria apenas um “fan service” pode ter um significado muito mais relevante. Ao conversarem sobre onde colocar o dragão e citarem um parque da Costa Rica como um dos interessados no bichinho, lembramos automaticamente de Jurassic Park (1993) porque é justamente perto desse país, mais precisamente a 190 km de lá, onde fica a Ilha Nublar. Lugar escolhido por John Hammond (Richard Attenborough) para criar o seu Parque dos Dinossauros.
Com isso, Lisa Joy e Jonathan Nolan fazem uma jogada de mestre em The Winter Line. Agora não são apenas os personagens de Wesworld que vão entrar em parafuso para saber o que é real e o que é imaginário. O espectador também está no mesmo balaio e a pergunta que não quer calar é: será que também estamos esses anos todos presos a uma realidade virtual?
![](https://dimensaogeek.com/2018/wp-content/uploads/2020/03/The-Winter-Line-1-1024x768.png)