Quadrinhos | Dicas para curtir o Dia Nacional da HQ

Em 30 de janeiro de 1869, um italiano radicado no Brasil chamado Angelo Agostini apresentava “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, considerada a primeira HQ moderna publicada no país. Histórica, a data hoje celebra a produção de quadrinhos nacionais.

“Reco-Reco, Bolão e Azeitona”, criados por Luiz Sá nos anos 30, “O Amigo da Onça”, de Péricles, nos anos 40, e o catecismo, ou quadrinhos eróticos, de Carlos Zéfiro, nos anos 50, são exemplos de que a 9ª Arte sempre foi querida por essas terras.

A produção e a distribuição mundial das editoras estadunidenses, bem como o licenciamento de seus produtos, consolidaram o mercado dos heróis estrangeiros e dificultaram o surgimento de artistas locais, cerco raramente vencido. Maurício de Sousa e a Turma da Mônica é uma querida exceção.

péricles - o amigo da onça

Arte Brazucas

Se durante muito tempo desenhar para a Marvel ou DC era o grande sonho do quadrinista brasileiro, os tempos estão mudando. Nas feiras e eventos da área, de grande ou médio porte, o “artist alley” (viela do artista ou algo assim) acaba mostrando que o quadrinho nacional não só respira, mas floresce.

Uma das atividades mais legais da Comic Con de São Paulo, por exemplo, foi percorrer a área designada aos artistas e trocar experiências e comprar produtos alternativos que, por vezes, não chega às bancas e livrarias.

Para muitos, no entanto, a profissionalização ainda é um sonho, principalmente quando o assunto é quadrinho autoral. Criar HQs no país, na grande maioria das vezes, ainda é uma questão de amor à arte. Os leitores, claro, agradecem.

 

Listinha

Veja abaixo uma pequena indicação do que pode ser encontrado em bancas, livrarias, lojas especializadas e nos sites dos artistas.

turma-da-monica-lacos-fala-sobre-como-a-turma-de-mauricio-de-sousa-se-conheceu-1365714057387_956x500

Nos últimos tempos a Maurício de Sousa Produções têm diversificado seus lançamentos. Os quadrinhos tradicionais foram mantidos, mas mangás com versões adolescentes foram sucesso de vendas, assim como o projeto Graphic MSP, que convida artistas consagrados para recriar seus personagens clássicos. Em “Laços” (2013), os irmãos Vitor e Lu Cafaggi fazem um trabalho delicado e divertido com Mônica, Cebolinha e cia.

 

daytripper

Daytripper” (2010), dos irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon, enfrenta uma similaridade desconfortável com “Feliz aniversário, Feliz obituário” (2005), de Jefferson Costa e Rafael de Oliveira, que pode ser lida no Blog Quadro a Quadro. Polêmicas à parte, o quadrinho é muito bom e merece uma conferida.

 

NOsaborbrasilisCAPA

Sabor Brasilis” (2013), do time Pablo Casado, Hector Lima, Felipe Cunha e George Schall representa o universo independente com uma trama que explora os bastidores da produção de uma telenovela de sucesso.

 

Humor Paulistano_capa_EDITORA.indd

Humor Paulistano” (2014) conta a trajetória da Circo Editorial. Capitaneada por Toninho Mendes, a editora apresentou trabalhos de nomes como Angeli, Laerte, Glauco, Chico e Paulo Caruso, Luis Gê e outros que se estabeleceriam posteriormente como grandes estrelas do quadrinho nacional.

 

capa_tungstenio

Marcello Quintanilha é um dos grande nomes da nova geração de quadrinistas nacionais. Seu trabalho dá voz aos subúrbios, aos esquecidos pelo poder, enfim, a nós. Sua graphic novel “Tungstênio” (2014) é leitura mais do que recomendada para fãs do gênero.

 guadalupe-e1346468115342

Angélica Freitas e Odyr Bernardi se uniram para contar a história de “Guadalupe” (2012), jovem mexicana que, em busca de sua identidade, embarca em uma road trip com seu tio.

 

diomedes

Diomedes” (2012), reúne as histórias do detetive Diomedes, personagem criado pelo escritor Lourenço Mutarelli. Gordo e sedentário, o protagonista é um delegado aposentado em busca de alguns trocados para completar o orçamento. Outro clássico do autor de “O Cheiro do Ralo”.

 

Artist´s Alley na CCXP 2015

 

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *