A PlayTV exibe a partir desse sábado (13) a série de documentários Hackers. O programa, produzido pela Medialand, serve para desmistificar a má fama desta pratica que costumeiramente e de maneira equivocada é sempre remetida a atividades criminosas na internet.
O termo Hackers tornou-se pejorativo no Brasil desde quando os computadores começaram a se tornar parte do nosso cotidiano. Mais ampla do que imaginamos, a atividade será desmembrada em 10 capítulos de 25 minutos cada, que serão exibidos aos sábados, a partir das 21h30 na emissora. “Mais do que entender o que eles fazem, os episódios desvendam o universo que nasceu com a era digital e contraria a ideia de que os hackers são os vilões do momento”, afirma o diretor e roteirista da Medialand, Beto Ribeiro.
Os Hackers são nada mais nada menos do que pessoas que dominam a tecnologia que conhecemos e usamos diariamente. Os criminosos virtuais que utilizam seus conhecimentos para fraudes são os crakers, que protagonizam o primeiro capítulo da série da PlayTV. Assim, a emissora logo de cara separa o joio do trigo para depois explicar melhor a atividade dos personagens que dão título ao programa.
Nos capítulos seguintes, Hackers fala sobre proteção a ataques cibernéticos; os desafios da atividade no campo da medicina; como os bancos lidam com os invasores; o aumento do ativismo digital no mundo; moeda virtual e a perigosa e obscura Deep Web.
Prato cheio para os fãs de tecnologia, Hackers é dirigido por Carla Albuquerque e Beto Ribeiro. Além dos capítulos inéditos aos sábados, a série é reprisada às terças e quintas no mesmo horário. Veja abaixo as sinopses de cada episódio do programa.
EPISÓDIO 1 – 13/08
Crackers
Conheça os Crackers, os bandidos virtuais que utilizam a tecnologia para a atuar em crimes eletrônicos. E o que os diferencia dos hackers.
EPISÓDIO 2 – 20/08
White Hats
Neste episódio, a diferença entre white hats, que usa seus conhecimentos para o bem; os black hats do mal, e a nova profissão dos grey hats, que são profissionais pagos para descobrir falhas em redes de segurança.
EPISÓDIO 3 – 27/08
Hackerspaces
Conheça o fablabs e hackerspaces da cidade de São Paulo e como os projetos colaborativos ganham força nas mãos dos “makers”.
EPISÓDIO 4 – 03/09
Biohackers
Desafiando a medicina, os biohackers inserem no próprio corpo ímãs e circuitos elétricos para um melhor aproveitamento do seu organismo, e quem sabe, sentir novas sensações.
EPISÓDIO 5 – 10/09
Vítimas Comuns
Fotos expostas, invasão a redes sociais e clone de cartão de crédito são alguns dos crimes cibernéticos mais comuns. Vítimas de criminosos virtuais contam suas experiências e como conseguiram recuperar seus bens e sua confiança na internet.
EPISÓDIO 6 – 17/09
Hackativismo
Conheça os hackativistas, grupos organizados que declaram guerra contra regimes de ditadura e governos antidemocráticos. Cientistas políticos comentam o poder desse novo personagem nas questões políticas mundiais.
EPISÓDIO 7 – 24/09
Bancos x Crackers
Um dos maiores alvos dos black hats são as instituições financeiras. Descubra como ocorre esse duelo entre a forma de proteção dos bancos e a invasão dos crackers.
EPISÓDIO 8 – 01/10
Top 5 Ataques Hackers
Conheça nesse episódio os 5 maiores ataques hackers do mundo. Grandes empresas como Target, Sony e Ashley Madison estão nesta lista.
EPISÓDIO 9 – 08/10
Deep Web
A internet que usamos é apenas a ponta de um grande iceberg. Conheça a Deep Web, um ambiente com pouca acessibilidade, com conteúdo polêmico e pouco explorado.
EPISÓDIO 10 – 15/10
Computação Forense
A internet não é uma terra sem lei. Descubra como a polícia atua na tecnologia para prender criminosos intelectuais.