‘Elementos’ | O elementar é invisível aos olhos

O filme dirigido por Peter Sohn conta a história em um mundo onde os habitantes dos quatro elementos da natureza convivem. Uma jovem mulher flamejante e um rapaz que vive seguindo o fluxo descobrem um sentimento que vai além das suas já pré-definidas escolhas. Agora juntos, vão tentar provar que juntos os elementos são mais fortes mesmo que tudo e todos sejam contra essa união.

As animações da Disney/Pixar vinham sido questionadas no que diz respeito a qualidade nem tanto do quesito técnico mas principalmente na dificuldade de manter o telespectador conectado a história e seus personagens. Essa animação ‘Elementos’ é um conjunto de acertos baseado nos erros que a própria produtora vinha cometendo. Afinal, aqui, a história prova que o simples e o clichê quando bem feitos podem sim emocionar e trazer reflexões em um segundo plano que vão muito além de qualquer história já contada antes.

Elementos

Referência

É nítida a referência a histórias já conhecidas de um amor que precisa vencer o preconceito e mudar o seu mundo, mudar o pensamento de sua família e comunidade. Aqui em Elementos isso é elevado a questão da ambientação. Essa que nos coloca muito bem neste mundo, onde cada elemento tem sua função e responsabilidade pré definidos desde o seu nascimento, e o principal elemento – o fogo – mais isolado por questões de que tem uma tendência a influenciar de modo não positivo nos outros, sendo fervido o povo da água, ou até ateando fogo no povo da madeira.

Partindo dessa ideia, conhecemos uma família que representa muito bem imigrantes procurando uma vida melhor em outro lugar, cabe muito bem colocar que no mundo real se trataria de uma família de outra religião com seus costumes muito bem estabelecidos e que seguem à risca a educação de sua filha faísca sobre seu futuro como sucessora da loja de seu pai. Mas será mesmo esse o futuro que ela sempre desejou? Ficando no limiar entre as responsabilidades e suas vontades.

Mudanças

É quando ela de maneira muito inesperada um fiscal da água, o Gota ,que suas vidas mudam completamente, em meio a um caos na loja de seu pai. Agora faísca busca a ajuda de gota para que o estabelecimento não receba multa e assim poder continuar o trabalho de sua família. Mas, aos poucos, faísca percebe que sua intuição lhe diz que ela almeja outras coisas, e neste ponto é muito interessante o paralelo que faísca facilmente perde o controle de suas ações algo como síndrome do pânico e ansiedade, por viver nessas condições que pouco lhe trazem escolhas próprias.

Roteiro

O roteiro é muito sagaz em estabelecer logo de imediato que essa amizade inesperada irá gerar uma evolução em ambos os personagens, pois juntos eles aprendem a viver com suas diferenças, entender os sentimentos mais aflorados de emocionados de gota e sua família e o temperamento explosivo de faísca que quando combinados os levam a lugares inimagináveis tanto no seu mundo quanto nos seus corações.

Os efeitos visuais são um show a parte, uma mistura de 2d e 3d entre os personagens e as ambientações trazem um sentimento de empatia pela história que consegue adaptar muito bem cada elemento e sua função.

Faísca e Gota

Ao ponto que a história se desenvolve a relação entre faísca e gota se intensifica para algo além da amizade, e cada um mostra como seu mundo é incrível e vão se adaptando mostrando que as similaridades são maiores do que suas diferenças, e eles precisam lutar contra tudo e todos para que esse amor se prove verdadeiro, passando por cima de todos os preconceitos e julgamentos de seus familiares e da sua sociedade.

Elementos é muito mais que uma simples animação. Ela consegue cativar os mais novos pela história simples e muito colorida com uma lição muito importante. Além disso, também os mais velhos a aprender a respeitar as diferenças. Sem contar que nossas ações dizem muito mais além do que aquilo que somente é falado, que o destino não é algo imutável e que para evoluir é necessário correr riscos.

Se prepare para se emocionar, se divertir, rir e chorar com essa animação que coloca novamente a tão criticada Pixar em seu patamar mais alto que é de onde nunca deveria ter saído.

NOTA 8

Trailer – Elementos

Ficha técnica

Título original: Elemental
Direção: Peter Sohn
Roteiro: John Hoberg, Kat Likkel, Brenda Hsueh
Elenco: Leah Lewis, Mamoudou Athie, Ronnie Del Carmen, Shila Ommi, Wendi McLendon-Covey, Catherine O’Hara
Onde assistir: somente nos cinemas
Data de estreia: 22 de junho de 2023
Duração: 109 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: fantasia, animação, ação, comédia, drama, fantasia,
Ano: 2023
Classificação: livre

Don Florentino

Crítico, Nerd, Gamer que sabe que a verdade está lá fora. Viciado em séries, cinema e cultura pop em geral. Diretor de dois curtas metragens mas que hoje prefere atuar nos bastidores. Sonha em um dia visitar Hogwarts e o Condado e deseja que a força esteja sempre com você.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *