‘A Fera’ | Um suspense familiar de tirar o fôlego

‘A Fera’ tem a direção de Baltasar Kormákur e conta história de Nate Daniels (Idris Elba) que perdeu a mulher recentemente e decide visitar a África junto de suas filhas adolescentes (Lyana Halley e Leah Jeffries) em um safári de seu amigo de longa data Martin (Sharlto Copley). No entanto, o que era para ser uma viagem tranquila de família e reencontro com a natureza, se torna um pesadelo. Pois um leão sanguinário irá matar qualquer humano que ver pela frente e cabe agora ao protagonista lutar contra ele para que seus familiares sobrevivam.

Kormákur consegue trazer aqui uma história muito envolvente colocando elementos básicos em sua história e apostando no carisma de seus personagens (inclusive do leão antagonista) para entregar um ótimo filme de suspense e ação que vai agradar a todos os fãs do gênero.

LEIA TAMBÉM: Disney Princesa realiza nova edição de “Histórias que Inspiram”

A Fera

O roteiro é muito ágil em desde o inicio conseguir colocar a viagem de auto descobrimento da família como pano principal. Isso tanto para Nate quanto suas filhas possas novamente se conectar, pois a relação entre eles está muito abalada após a morte de sua esposa. Tudo isso é muito bem estabelecido, pois fica nítido que nem todos ali estavam de acordo com essa viagem, mas entendem a importância da mesma. Afinal, ela funciona como uma forma de se conectar tanto com um ente querido que se foi quanto para acabar com as diferenças e acertas os laços com quem ficou.

O leão também tem suas motivações e o porquê estar fazendo aquilo. Os efeitos visuais estão incríveis, dando um verdadeiro peso para o animal e dando a impressão de que ele é real. Todos os jeitos e olhares do animal causam muito medo no telespectador que, ao mesmo tempo que torce para que fique tudo bem com os humanos, não quer que o leão sofra tanto. Afinal seus instintos são bem parecidos com o de Nate.

A produção

As trilhas sonoras e musicais do filme trabalham em total sintonia para criar o clima de tensão. Por hora ficando em silêncio absoluta apenas a espreita do que vai acontecer, ou por horas com um som ensurdecedor que incomoda, mas propositalmente quando algo muito intenso acontece. A fotografia em tons sépia condiz com o clima do ambiente que muda durante o filme, durante o dia quase se pode sentir o calor e quando caem a noite os tons frios e amedrontadores dão uma carga emocional maior ainda para o filme que também utiliza de artifícios de planos sequência durante muitas partes para dar mais imersão a história e riqueza aos detalhes.

A Fera

Sentimentos

O fator humano também se faz presente, tanto na ameaça de outros humanos para ilustrar mais ainda a ameaça, quanto no relacionamento de Nate com suas filhas, que, em suma, vai ficando mais e mais forte a ponto do mesmo poder fazer qualquer coisa para proteger aqueles que amam.

Boa parte do filme se passa em um lugares onde os personagens estão enclausurados e as referências a clássicos filmes como Jurassic Park ou Tubarão são nítidas. Principalmente em mostrar o perigo e criar um clima de tensão para apenas em seu arco final mostrar todo o esplendor daquela ameaça em um momento os personagens já sabem exatamente o que está acontecendo. A ação aqui também é bem comedida, porém eficaz. Sem medo de mostrar cenas fortes e que impactam, mas nunca feitas de modo gratuito e sim de modo que faça sentido a narrativa. A Fera dá também várias dicas visuais de coisas que ainda estão para acontecer o que faz total sentido para o filme não ter quase nenhum furo de roteiro.

Por fim, A Fera pode são ser um dos maiores lançamentos do ano, porém é eficaz e cumpre sua proposta. Além disso, consegue passar ainda uma emocionante mensagem sobre amor, aceitação, luto, assim como o respeito à natureza e sobrevivência. Se prepare para cenas de arrepiar e se emocionar.

Aliás, se for comprar algo na Amazon, apoie a DIMENSÃO GEEK comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3AKvgdu

Trailer – A Fera

Ficha Técnica

Título original: Beast
Direção: Baltasar Kormákur
Roteiro: Ryan Engle
Elenco: Idris Elba, Sharlto Copley, Iyana Halley, Leah Jeffries, Mel Jarnson, Anzor Alem
Onde assistir: somente nos cinemas
Data de estreia: qui, 11/08/2022
Duração: 93 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: aventura, drama, terror, suspense
Ano: 2022
Classificação: 14 anos

Don Florentino

Crítico, Nerd, Gamer que sabe que a verdade está lá fora. Viciado em séries, cinema e cultura pop em geral. Diretor de dois curtas metragens mas que hoje prefere atuar nos bastidores. Sonha em um dia visitar Hogwarts e o Condado e deseja que a força esteja sempre com você.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.