Novidades

O mergulho de Jeff Lemire

Lançada originalmente em 2012, pela estadunidense Top Shelf, e editada aqui pela Mino em 2016, O Soldador Subaquático, escrita e desenhada pelo  canadense Jeff Lemire, é uma oportunidade para fãs descobrirem um outro lado do autor, mais popular pelo trabalho com super-heróis.

No texto de apresentação do livro, Damon Lindelof (LOST, Star Trek e Prometheus) comenta que a obra é “o mais espetacular episódio de Além da Imaginação que nunca foi produzido”, lembrando ainda a força dos personagens envolvidos na história de um mergulhador que está prestes a se tornar pai. A tensão surge com a incapacidade do protagonista aceitar a situação por conta de seu relacionamento turbulento com o próprio pai, também mergulhador, que desapareceu anos antes, possivelmente num acidente de trabalho.

A narrativa reúne gêneros distintos, como o drama, o suspense e, claro, a ficção científica. Em um primeiro momento, elementos fantásticos como viagem no tempo e realidades alternativas ameaçam assumir o controle da história, mas os laços emocionais entre os personagens fazem o leitor se envolver para além de um roteiro bem engendrado. No fim, é uma história sensível sobre paternidade e as responsabilidades da vida adulta.

Fantasia metafórica

“Quando eu comecei O Soldador Subaquático eu ainda não era pai”, disse Lemire em uma entrevista de 2012. “Eu acho que o livro é realmente sobre o estresse e o medo que a paternidade iminente me provocavam naquele momento”.

Lemire confessa ainda que a escolha pela profissão de um mergulhador se deu mais por questões práticas do que por conhecimentos prévios do trabalho. “Eu estava apaixonado pelo aspecto visual e pela possibilidade de usá-lo como uma espécie de fantasia metafórica”, contou.

Isso fica explícito nas imagens debaixo d’água, quando o cinza se mistura ao preto e branco, escolha deliberada do autor. “Isso ajudou a dar uma ideia de coisa molhada nas cenas submarinas, além de uma sensação de sonho. Também procurei trabalhar com painéis grandes e abertos, diferentemente do visual mais delineado da superfície. A intenção era dar ao oceano um sentimento de enormidade. Posteriormente, com o desenvolvimento da história, as cenas debaixo d’água se misturam às da superfície.”

Do underground ao estrelato

 

Antes de se tornar uma estrela das gigantes  DCMarvel e assumir títulos como Jovens Titãs e Homem Animal, Lemire passou anos trabalhando em projetos autorais sem maiores repercussões – pelo menos até a publicação da premiada Essex County Trilogy, escrita entre 2008 e 2001, e que reúne as histórias Tales From the Farm, Ghost Stories e The Country Nurse. O trabalho rendeu uma série de prêmios locais, além da indicação para o prêmio Harvey de novo talento de 2008, colocando o artista em evidência.

Sweet Tooth, publicado pela Vertigo (selo da DC) entre 2009 e 2013, confirmou o talento do autor e consolidou seu nome no mercado graças ao sucesso da história que, segundo o próprio Lemire, é uma espécie de “Mad Max encontra Bambi em um mundo rural pós-apocalíptico”.

Envolvido em projetos pessoais ou assumindo encomendas da indústria de quadrinhos, Lemire afirma gostar dos dois mundos. “Isso me ajuda a manter o trabalho indie e o mainstream frescos, pulando de um para o outro. Também gosto de ver aspectos de cada um deles vazando entre si.”

 

Serviço
O Soldador Subaquático
Jeff Lemire
Editora Mino
224 páginas
Preço aproximado: R$ 60,00

Aldo Gama
Aldo Gama é jornalista
About Aldo Gama (80 Articles)
Aldo Gama é jornalista