Novidades

Major Tom: A relação de David Bowie com o Espaço

Semana passada dois cosmonautas russos e um astronauta americano retornaram à Terra, a bordo da cápsula espacial russa Soyuz, após passar seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS em inglês). Já que a vida é como filme e tem trilha sonora, esta missão fica por conta do Major Tom, seu criador David Bowie, outros artistas que o homenagearam e músicas sobre o espaço.

A primeira aparição de Major Tom ocorreu no disco Space Oddity, de 1969, influenciado pela chegada do homem à Lua. Apareceu novamente em Ashes to Ashes, lançado no álbum Scary Monsters (and Super Creeps) de 1980 e depois em Hallo Spaceboy de 1995 do disco Outside.

Em Space Oddity, Major Tom viaja ao espaço, mas ao final da missão perde contato com a Terra e como na letra da música, não há nada que ele possa fazer, senão olhar para a Terra, admirar a cor azul, mandar o recado para a esposa, lembrando que ele a ama.

A BBC usou a música na cobertura da chegada da Apollo 11 na Lua. Em 1970, quase como uma premonição de Bowie, a Apollo 13 teve um acidente causado por uma explosão.

Em 2013, Chris Hadfield, primeiro astronauta canadense a fazer uma caminhada espacial e a comandar uma expedição na ISS se despediu do comando com um feito inédito. Ele gravou no espaço, uma nova versão da música Space Oddity, alterando alguns trechos da música .

Conhecido por ter revolucionado a história do videoclipe na época com Ashes to Ashes, David Bowie apresenta uma das letras mais pessoais de sua carreira e através de Major Tom, faz alusão a si mesmo, na fase de uso de drogas. A música também se tornou um seriado de televisão britânico, spin-off do seriado de 2006 “Life on Mars”, que narra a história de uma detetive que viaja pelo tempo (anos 80) após sofrer um acidente, assim como seu antecessor.

Já em Hallo Spaceboy, que não fez tanto sucesso, o nome Major Tom não é citado, mas a letra menciona um astronauta atormentado.

Major Tom teve várias homenagens, a mais famosa é de Peter Schilling, que retrata o astronauta em um acidente. A música foi gravada em alemão e em inglês, e foi sucesso nos anos 80 e ganhou outras versões do próprio cantor em 1994, 2000 e 2003. Cult entre os programas que apresentam clipes da década de 80, tem um visual inusitado para os padrões da época.

William Shatner, o eterno Capitão Kirk, gravou uma versão bem interessante

E a mais divertida é do Gale, o químico nerd, do seriado Breaking Bad

Do Bowie ainda na fase Espaço Sideral, temos:

Life On Mars que é considerada uma das mais lindas músicas de David Bowie e representa um divisor de águas em sua carreira. Também virou seriado da BBC que narra a história de Sam, um detetive que sofre um acidente de carro e viaja no tempo (anos 70).

Starman que aqui no Brasil ficou conhecida pela maioria, por uma versão da banda Nenhum de Nós chamada Astronauta de Mármore.

Outra referência importante é a música Rocket Man do Elton John de 1972. A música apresenta os sentimentos de um astronauta em Marte que abandona a família.

Mas, quem é Major Tom, afinal?
Um David Bowie perdido? Subindo e descendo na viagem das drogas? Uma alusão a corrida espacial americana, tentando alcançar a União Soviética (na época). Ou somos nós mesmos, que muitas vezes precisamos abandonar sentimentos, para seguir o lado profissional? Ou somente uma metáfora para a morte, que é certa e nada podemos fazer?

Barbara Oliveira on facebook
Barbara Oliveira
Faço tudo ao mesmo tempo, trabalho, escuto música, leio, assisto televisão e não saio do FB
Sou cria dos anos 80, socióloga com pé em todas as áreas da comunicação e mãe de cinco gatos
About Barbara Oliveira (3 Articles)
Faço tudo ao mesmo tempo, trabalho, escuto música, leio, assisto televisão e não saio do FB Sou cria dos anos 80, socióloga com pé em todas as áreas da comunicação e mãe de cinco gatos
Contact: Facebook