Warner Channel maratona a 1ª temporada de Seinfeld

Melhor sitcom de todos os tempos, Seinfeld mudou a história da televisão

Seinfeld está para a comédia, assim como A Família Soprano está para o drama. Ambos os shows revolucionaram a tv norte-americana, elevando nível de qualidade que, até então, era tida como um subproduto das produções culturais daquele país. A “série sobre o nada” foi criada pelos comediantes de stand-up Jerry Seinfeld e Larry David, teve nove temporadas, conquistou 10 prêmios Emmy e três Globo de Ouro e terá, a princípio, a sua primeira temporada, composta por cinco episódios, exibida na Warner Channel nesta quinta-feira (11), em formato de maratona, a partir das 12h50 com opções de áudio original legendado e dublado.

Sucesso de público e crítica, Seinfeld demorou a engrenar. As primeiras temporadas – principalmente a primeira – são irregulares, mas já mostrava que a série era diferente do que existia na TV até então e que ela tinha um enorme potencial. A produção acompanha em primeiro lugar o cotidiano de Jerry Seinfeld, comediante de stand up, que mora em Nova Iorque e sua relação com outros três amigos: o vizinho Cosmo Kramer (Michael Richards), seu melhor amigo desde a infância, George Costanza (Jason Alexander) e sua ex-namorada  Elaine Benes (Julia Louis-Dreyfus).

Em primeiro lugar, importante frisar que a série foi líder de audiência por anos e o episódio final foi visto ao vivo por mais de 75 milhões de espectadores em 1998. Além disso, ela foi muito premiada. Entre os muitos prêmios, antes de mais nada, é importante ressaltar os três Globo de Ouro de melhor série de comédia/musical; ator (Jerry Seinfeld) e atriz coadjuvante (Julia Louis-Dreyfus), e dez Emmys de melhor roteiro, edição, ator coadjuvante (Michael Richards) e série de comédia.

Além do estilo de humor mundano e peculiar, bem diferente do que outras sitcoms faziam na época, Seinfeld, nesse meio tempo, foi inovadora na maneira como abordou temas polêmicos como racismo, aborto, homofobia e até masturbação – sem nunca chegar a falar a palavra – com muita ironia e sarcasmo e sem desrespeitar minorias.

Conheça os personagens:

Jerry Seinfeld

O protagonista da série é um comediante em Nova Iorque que faz apresentações em clubes de stand-up. É obsessivo por limpeza, sarcástico e organizado, porém uma eterna criança fanática pelo Superman. Quase tudo acontece no seu apartamento, onde os personagens principais sempre se encontram. Jerry descreve o vizinho Newman como seu maior inimigo, seu “Lex Luthor”. Definitivamente ele é o mais coerente e financeiramente estável da série.

George Costanza

Melhor amigo de Jerry, pode ser caracterizado como mesquinho, mentiroso e grande perdedor em tudo que faz. Ele mente frequentemente sobre sua profissão e já fingiu ser arquiteto, biólogo marinho, fornecedor de látex, entre outros. George sempre tem problemas com as mulheres. Alter ego do co-criador da série, Larry David, muito do que acontece com ele no show (principalmente nas primeiras temporadas) é baseado na vida real de Larry.

Elaine Bennes

Ex-namorada de Jerry Seinfeld, ela trabalha como redatora de editoriais, além de ser bastante temperamental e muito comunicativa. Se descreve como atraente, superficial e positiva. Inicialmente ele trabalha na editora de livros do Sr. Lippman, depois para o Sr. Pitt como sua assistente, mas é demitida após supostamente tentar envenenar o chefe com a ajuda de Jerry. Finalmente trabalha como editora dos catálogos de moda de J. Peterman.

Cosmo Kramer

Vizinho intrometido e o mais excêntrico de todos. Baseado em um antigo vizinho folgado de Larry David (Kenny Kramer – que processou o show por causa do uso do seu nome) é o personagem maluco da série, graças ao estilo único de Michael Richards, seus trejeitos, figurinos, estilos exagerados e gags criadas pelo ator. Sem emprego fixo,  vive de ideias mirabolantes e tenta ficar rico com processos milionários com Jackie Chiles (seu advogado), mas sempre acaba arruinando tudo sozinho. Em algum momento da série descobrimos que Kramer foi vizinho de Paul Buchman, personagem de “Mad About You”.

Fun Facts:

Seinfeld também chamava muita atenção por suas participações especiais. Inúmeros astros da tv e cinema interpretaram personagens durante as nove temporadas. Alguns deles se tornaram conhecidos somente após a participação na série. É o caso de Courteney Cox. A nossa eterna Monica, alguns meses antes de protagonizar “Friends”, interpretou uma namorada de Jerry que finge ser sua esposa para aproveitar o desconto de uma lavanderia.

Bryan Cranston, famoso pela série “Breaking Bad”, foi um personagem recorrente em cinco episódios de Seinfeld como o dentista Tim Whatley.

Bob Odenkirk, anos antes de viver o advogado Saul Goodman em “Breaking Bad” e “Better Call Saul”, participou como um namorado de Elaine que é quase médico, mas ainda não se formou.

Mariska Hargitay, ganhadora do Globo de Ouro de melhor atriz em série dramática por “Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais”, Mariska fez uma ponta como uma atriz participando do processo de seleção para interpretar Elaine na série que Jerry está produzindo.

Kristin Davis, estrela da série “Sex and The City”, participou de dois episódios como namorada de Jerry e depois noiva de Kenny Bania, rival do protagonista. Já Jon Favreau, famoso ator e diretor de filmes da Marvel, como “Homem de Ferro”, quase passou despercebido fantasiado de palhaço em uma festa infantil onde encontra George.

Confira, abaixo, a lista de episódios da primeira temporada de Seinfeld:

EP1 – Good News, Bad News – Jerry vai hospedar uma amiga e discute com George se ela tem segundas intenções ou não.

EP2 – The Stakeout – Após conhecer uma mulher em uma festa e não descobrir seu nome ou telefone, Jerry e George ficam no lobby do prédio onde ela trabalha para encontrá-la novamente.

EP3 – The Robbery – O apartamento de Jerry é assaltado e ele procura outro lugar para morar, mas George quer o mesmo imóvel e Elaine a antiga residência de quem se mudar.

EP4 – Male Unbonding – Jerry inventa desculpas para não se encontrar com um velho amigo com quem não tem mais nada em comum.

EP5 – The Stock Tip – Jerry fica apreensivo quando ele e George compras ações na bolsa e o corretor que deveria indicar quando vender está em coma no hospital.

Fabio Martins on InstagramFabio Martins on Twitter
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.