‘Velozes e Furiosos 10’ é frenético e muito divertido

A franquia Velozes e Furiosos já vem se tornando uma auto paródia dela mesma a pelo menos quatro filmes, o que não é um problema. Afinal, tanto o público quanto os produtores já esperam algum tipo de galhofa vinda de uma franquia em que um carro já foi para o espaço impulsionado por foguetes caseiros como o que aconteceu no capítulo anterior da saga.

Nesse aqui, Dante (Jason Momoa) quer se vingar de Toretto (Vin Diesel) e sua Família após o pai dele ser morto em ‘Velozes e Furiosos 5: Operação Rio’. Assim, ele tenta de uma forma bem extravagante, caçar e eliminar todos os membros da “organização”.

Velozes e Furiosos
Crédito: Divulgação/Universal Studios

A família

É interessante notar como esses filmes foram modificando a sua proposta inicial que era sobre corridas e roubo de aparelhos de DVDs no primeiro filme, para um conceito de família e proteção das pessoas que cercam o Toretto nesse. Com isso em mente, é notável a falta que Paul Walker faz para essa série de filmes. Tanto para a história em si, quanto para a união do restante do elenco, que consegue ir no modo automático, assim como estavam fazendo em todos os outros filmes da saga.

Então, cabe ao vilão do filme carregar a história e Momoa com seu carisma que extrapola o personagem, conseguiu fazer isso muito bem. Não há dúvidas de que é ele quem segura o filme de se tornar mais uma adição genérica a franquia. Ele consegue ser o antagonista de todos os personagens, criando bons motivos para que nenhum goste dele. Por outro lado, consegue agradar os espectadores com suas piadas e jeito de agir, uma mistura de Coringa com Jack Sparrow nesse universo maluco de Velozes e Furiosos.

Velozes e Furiosos
Crédito: Divulgação/Universal Studios

Revisitando a franquia

Ao longo dos 141 minutos de duração (2h21 min) o diretor, Louis Leterrier (O Incrível Hulk, Carga Explosiva e Fúria de Titãs) consegue na medida do possível revisitar momentos dos outros filmes. Principalmente do quinto, que é de extrema importância para este, criando assim uma nostalgia de tudo que já passou. Afinal de contas o primeiro filme tem mais de 20 anos que foi lançado.

Tudo isso representa cerca de 20% do filme porque em um filme de Velozes e Furiosos o que mais interessa de tudo são inacreditáveis e divertidas cenas de ação. Claro que, sem sombra de dúvidas, elas são pontos fortes do longa. São tantas que muitas conseguem deixar o espectador tenso com tudo que está acontecendo e ainda assim serem engraçadas de se ver muito por conta do vilão que não se leva a sério.

Velozes e Furiosos
Crédito: Divulgação/Universal Studios

Galhofa

Esse é o pensamento ideal para se ter antes de entrar em uma seção de Velozes e Furiosos. Não se pode levar um segundo que seja o filme a sério desse jeito. A história fica em segundo plano só sendo mesmo uma ponte para o que interessa mesmo: as espetaculares cenas de ação que não deixam o espectador perceber o tempo passar, o que foi o meu caso.

É visível que a franquia já está perdendo um pouco do fôlego e que está se encaminhando para uma conclusão que será dividida em três partes sendo essa a primeira; é importante ter isso em mente porque ele deixa propositalmente a história em aberto.

NOTA: 7

Trailer – Velozes e Furiosos 10

Ficha Técnica

Título original: Fast X
Direção: Louis Leterrier
Roteiro: Dan Mazeau, Justin Lin, Gary Scott Thompson
Elenco: Elenco: Vin Diesel, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Michelle Rodriguez, John Cena, Ludacris, Jason Momoa, Jason Statham, Rita Moreno, Helen Mirren, Brie Larson, Charlize Theron
Onde assistir: Somente nos cinemas
Data de estreia: 18 de abril de 2023
Duração: 141 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: ação, aventura, thriller
Ano: 2023
Classificação: 14 anos

Andre Passero

Adoro conversar sobre filmes, tenho mais de 300 na coleção e faço críticas desde 2019.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *