Muitas vezes a trilha sonora está tão harmonizadas com uma sequência em um filme que nem prestamos atenção em sua existência. Algumas vezes, a música é de uma beleza tão absurda que vive de maneira independente, podendo ser ouvida separadamente. Em outras, ela é indissociável do filme, e, querendo ou não, cada nota traz consigo um fotograma de uma cena que assistimos.
Aqui uma listinha com algumas das melhores trilhas sonoras de todos os tempos selecionadas por compositores e diretores.
Pausa para um momento de entretenimento:
De volta, conferimos abaixo uma pequena lista com alguns dos principais nomes no ramo das trilhas sonoras de cinema e, vez por outra, televisão.
O maestro de Vito Andolini
Nino Rota é um dos maiores compositores de música para cinema de todos os tempos, tendo trabalhado com Federico Fellini, Luchino Visconti, Franco Zeffirelli, Francis F. Coppola e Mario Monicelli, entre outros. Vários de suas composições entraram para a história do cinema, mas a mais premiada foi a trilha de “O Poderoso Chefão” (1970).
https://www.youtube.com/watch?v=3UO_OVQIzHY
https://www.youtube.com/watch?v=3UO_OVQIzHYhttps://www.youtube.com/watch?v=us3Kgy52XAg&list=PL59EF017FE2E03CBD
Tan, tan, tan, tan-tanan, tan-tanan…
Entre os compositores de trilhas sonoras, o mais popular é, sem dúvida, John Williams. Isso graças ao sucesso que filmes onde trabalhou alcançaram, como “Guerra nas Estrelas” (1977), “Tubarão” (1978), “ET” (1982), “Caçadores da Arca Perdida” (1981) etc. Temas como a Marcha Imperial sobrevivem na memória de várias gerações geeks. Para a TV escreveu o tema de “Terra de Gigantes” (1968), “Perdidos no Espaço” (1965) e “Túnel do Tempo” (1966).
Norman!
Outro criador de temas inequecíveis, Bernard Herrmann deixou sua assinatura em obras primas do diretor inglês Alfred Hitchcock, como “Psicose” (1958) e “Vertigo” (1960). A cena da cortina e do sangue de chocolate, talvez nunca se tornasse clássica, não fosse a música, trilha sonora que se tornou sinônimo de suspense.
– Alfredo, vaffan…
Outro compositor premiado, autor de inúmeros clássicos, o italiano Ennio Morricone é responsável por trilhas como “Por um Punhado de Dólares” (1964), “Três Homens em Conflito” (1966), “Era uma Vez no Oeste” (1968), “Era uma vez na América” (1984), “A Missão” (1986), “Os Intocáveis” (1987), ”Cinema Paradiso” (1988) etc. Música para ouvir com e sem imagens.
Forget the rules one more night
Integrante da banda Oingo Boingo, que fez sucesso nos anos 80 com músicas como “Stay”, “Just Another Day” e “Dead Man´s Party”, Danny Elfman também é autor de diversas trilhas de sucesso, seja para o cinema ou para a TV. Entre seus temas mais conhecidos estão os trabalhos com o diretor Tim Burton, como “Quando os Fantasmas Se Divertem” (1988), “Batman” (1989), “Edward Mãos de Tesoura” (1990) etc. A trilha de “O Homem-Aranha” (2002), “Homens de Preto” (1997) e “O Dragão Vermelho” (2002) são igualmente reconhecíveis, assim como o tema de “Os Simpsons” (1989) e “Desperate Housewives” (2004).
[…] Imagem via Dimensão Geek […]