Em uma época em que filmes de heróis se preocupam apenas em apresentar um grande plano para concluir em um “épico final”, ‘Shazam 2’ é um deleite. E o motivo é simples. Ele é despretensioso. Não tem um universo compartilhado para seguir ou tão pouco o famigerado multiverso para complicar. Tem como objetivo contar uma história simples, divertida e familiar. E dentro deste propósito ele cumpre bem a sua função.
Em Shazam 2, Billy Batson (Zachary Levi) e seus irmãos, moradores do mesmo lar temporário, ainda estão aprendendo a conciliar a vida adolescente com seus alter egos de super-heróis adultos. Mas quando as Filhas de Atlas – Hespera (Helen Mirren), Kalypso (Lucy Liu) e Anthea (Rachel Zegler), um trio vingativo de deusas ancestrais, chegam à Terra em busca da magia que lhes foi roubada há muito tempo, os heróis são obrigados a entrar numa arriscada batalha por seus superpoderes, suas vidas e pelo destino do planeta.
Adeus à infância
Uma das melhores coisas em Shazam 2 é a relação entre Billy e seus irmãos. Agora, eles estão entre a pré-adolescência e a adolescência e o discurso de união pela causa acaba naufragando. Isso porque é difícil mantê-los unidos por um único objetivo, pois nesta fase da vida, cada um tem seus próprios dilemas, ambições e desejos próprios para seguir.
Esses conflitos familiares são o coração do filme. Justamente graças a eles que os personagens soltam suas melhores frases e piadas, mantém o ritmo e a dinâmica da história e dá o suporte necessário para o personagem principal brilhar.
Pena que os filmes de heróis esqueceram esse propósito de contar uma boa história. Ao invés disso, os estúdios estão mais preocupados que cada filme seja parte de um todo que será apreciado apenas (ou nem isso) no “capítulo final da saga”. E, sejamos francos, antes uma história simples e divertida bem contada, do que uma bobagem pretensiosa e vazia como Adão Negro.
NOTA: 7
Trailer – Shazam 2
Ficha técnica – Shazam! Fúria dos Deuses
Título original: Shazam! Fury of the Gods
Direção: David F. Sandberg
Roteiro: Henry Gayden, Chris Morgan
Elenco: Zachary Levi, Helen Mirren, Rachel Zegler, Lucy Liu Adam Brody, Grace Caroline Currey
Duração: 130 minutos
Data de estreia: 16 de março de 2023
Onde assistir: somente nos cinemas
País: Estados Unidos
Gênero: ação, aventura, comédia
Ano: 2023
Classificação: 12 anos