O terceiro filme do aclamado diretor Jordan Peele chega aos cinemas carregado de expectativas do público. ‘Não! Não Olhe!’ segue as outras produções de Peele e, em suma, é um longa de terror único dentro de seu gênero. Com referências claras a filmes aclamados de seu gênero e um toque de humor interessante, Não! Não Olhe! é, a princípio, um filme que vai dividir opiniões.
A história segue os irmãos Haywood, OJ (Daniel Kaluuya) e Emerald (Keke Palmer), que possuem um rancho especializado em cavalos treinados para atuarem em produções de Hollywood. Os dois estão enfrentando problemas financeiros após a morte do pai Otis, que, a saber, faleceu após ser atingido por uma moeda que misteriosamente caiu do céu. Na esperança de conseguirem dinheiro e fama, eles se empenham para realizar filmagens de uma série de estranhos acontecimentos que eles acreditam estar ligados à existência de alienígenas.
Jordan Peele
O diretor e roteirista do filme, Jordan Peele, é, antes de mais nada, famoso por utilizar elementos de terror como metáfora para criticar aspectos da sociedade moderna, como feito em ‘Corra!’ e ‘Nós’, e nesse filme não é diferente. Dessa vez, a crítica feita é sobre a indústria do entretenimento e até onde se vai obter os resultados esperados. Seja na utilização abusiva de animais em cena, na espetacularização de eventos traumáticos ou no modo como a cobertura midiática não conhece limites. Dessa forma, c
Com um roteiro imersivo, onde não é possível tirar os olhos da tela, o filme é uma grande experiência audiovisual e cinematográfica. Possui uma fotografia excelente, com cenas de tirar o fôlego e um trabalho de som espetacular, que realmente dá o tom de terror e dita os momentos de tensão.
Daniel Kaluuya
Daniel Kaluuya, em seu segundo filme com Peele, transmite os sentimentos de seu personagem, um homem que entende muito mais de animais do que de pessoas, de forma magnífica. Sua química com Keke Palmer é muito boa, o relacionamento entre os irmãos, seus problemas familiares e diferenças é muito real. Palmer, em todas as cenas que aparece, se destaca pela naturalidade de sua personagem e o modo fácil que a interpreta. Outro destaque entre o elenco é Brandon Perea, intérprete de Angel, que tem momentos de comédia e tensão junto com Palmer.
Como filme de terror, e principalmente como filme de Jordan Peele, a graça da produção são as surpresas que ela revela em seu enredo. A descoberta de cada aspecto dos estranhos acontecimentos que abalam o rancho são a melhor parte do filme. Encaixar certas cenas e momentos que parecem desconectados da trama principal, mas em realidade estão conectados ao tema central do filme é extremamente satisfatório.
Não! Não Olhe!
Por fim, o filme é uma daquelas produções que merece ser vista sem absolutamente nenhum conhecimento sobre sua trama e explicação sobre qualquer aspecto seu. Sem dúvida, merece ser vista na maior tela possível e no melhor de som que existe, para que a experiência audiovisual seja contemplada como deve ser. E mesmo que o público tenha opiniões diferentes sobre seu roteiro, a grandiosidade de sua produção não pode ser ignorada.
Trailer de ‘Não! Não Olhe!’
Ficha Técnica
Título original: Nope
Direção e roteiro: Jordan Peele
Elenco: Steven Yeun, Keke Palmer, Daniel Kaluuya, Brandon Perea
Onde assistir: somente nos cinemas
Duração: 130 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: terror, drama
Ano: 2022
Classificação: 14 anos