Guardiões da Galáxia Vol 3 | “Não Aprendi Dizer Adeus”

O terceiro filme da franquia Guardiões da Galáxia que compõe todo o universo cinematográfico Marvel conta a história do amado grupo de desajustados que busca se estabelecer em Lugar Nenhum. Mas como nada nunca foi fácil na vida dos heróis, sombras do passado de Rocket Raccoon (Bradley Cooper) agora estão mais marcantes que nunca. Em meio a desestabilização de Peter Quill (Chris Pratt) pela perda de Gamora (Zoe Saldana), agora o time precisa se unir talvez pela última vez para proteger um amigo. Além disso, eles enfentarão uma ameaça que pode fazer com que as consequências dos seus atos resvalem para todos no universo.

Em tempos conturbados onde a Marvel vem lançado produções tanto no cinema quanto no streaming de qualidade mediana e duvidosa, em um rumo que muito se perdeu após a grande epopeia que foi Vingadores Ultimato, sorte do estúdio que ainda existia a saga de filmes Guardiões da Galáxia. Grupo de anti-heróis que tinha sua trama quase que independente e ao mesmo tempo ainda servia como base para expandir o universo Marvel para outros mundos.

Guardiões da Galáxia Vol 3

Guardiões da Galáxia Vol 3

E foi assim que o grupo de desajustados pouquíssimos conhecidos pelo público geral ganhou o coração dos fãs. Com sua proposta muito mais irreverente, com uma história cativante aventuresca e agradável James Gunn mostrou que era sim capaz contar algo novo em meio a tantos filmes do mesmo gênero. E, dessa forma, chega agora em sua terceira parte. Porém, ao que tudo indica uma despedida da equipe como conhecemos. Assim, o filme usa e abusa do que tem de melhor, a relação entre os personagens.

Guardiões da Galáxia Vol 3 se mostra muito maduro ao mesmo tempo em que joga sincero com seu público que já gosta destes personagens e torce para que tudo dê certo. Pois agora aqui, tanto a aventura quanto a ameaça, apesar de ter proporções intergalácticas, é muito mais focada em Rocket. E o foco é tanto no seu passado, quanto no seu presente, que está em perigo. E agora que a equipe está muito mais concretizada como família, ele se mostra capaz de tudo para ajudar quando um deles está em perigo, e essa jornada já se mostra no começo do filme sem muita enrolação.

Direto ao ponto

Ali somos apresentados aos vilões, o porquê de querem aquilo e o roteiro se desenvolve muito bem nessa espécie de “caça ao tesouro”.  Na história, todos precisam entrar em situações por vezes absurdas para resgatar um item que irá ajudar a resolver o problema. Mas é claro que em todas as vezes o plano nunca dá certo. Com isso, a única saída é partir para a ação, que também é outro ponto altíssimo do filme. São cenas de tirar o fôlego, de lutas corporais, perseguições espaciais, tudo isso em um sentido de urgência que fazem as 2h30 de filme passar voando.

A trilha sonora

A trilha sonora mais uma vez, assim como nos outros filmes, também é um show à parte. Tanto no que diz respeito aos efeitos, quanto as musicas que alegram a trama de forma prazerosa. Dessa forma, como aprendemos a gostar nos filmes anteriores, ela ajuda a desenvolver bem todos os personagens, inclusive os novos, dando uma carga muito mais sentimental para todos e um desenvolvimento digno do que essa saga representa.

Guardiões da Galáxia Vol 3

Pequenos problemas

Mas, como infelizmente nem tudo são flores, alguns pontos que valem ressaltar é que mais uma vez o vilão não foi bem explorado. Por muitas vezes ele tinha motivações que iam de contra seus objetivos pré-estabelecidos, soando um pouco genérico. Outro problema é que a participação tão aguardada de Adam Warlock pode não ser exatamente o que os fãs de longa data esperavam ser apresentado. No entanto, ele tem uma história central tão interessante que nada disso atrapalha a experiência cinematográfica.

Envolto em muita emoção e utilizando a nostalgia a seu favor para contar uma história muito mais pessoal, gerando reflexões extremamente interessantes sobre todos os personagens, e, por fim, fecha da maneira mais respeitosa possível essa equipe que aprendemos a gostar tanto.

NOTA 8

Trailer – Guardiões da Galáxia Vol 3

Ficha técnica

Título original: Guardians of the Galaxy Volume 3
Direção: James Gunn
Roteiro: James Gunn, Dan Abnett, Andy Lanning
Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Karen Gillan, Pom Klementieff, Sean Gunn, Sylvester Stallone, Will Poulter, Elizabeth Debicki
Onde assistir: somente nos cinemas
Data de estreia: 04 de maio de 2023
Duração: 150 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: comédia, ação, aventura, ficção-científica
Ano: 2023
Classificação: 12 anos

Don Florentino

Crítico, Nerd, Gamer que sabe que a verdade está lá fora. Viciado em séries, cinema e cultura pop em geral. Diretor de dois curtas metragens mas que hoje prefere atuar nos bastidores. Sonha em um dia visitar Hogwarts e o Condado e deseja que a força esteja sempre com você.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *