Conhecimento | curta-animado homenageia Marielle Franco

Morando nos Estados Unidos em 2017 e, a princípio, sentindo-se impelido de criar um roteiro em que o conhecimento fosse o protagonista, Luciano Lagares, criou Knowledge. Finalizado em 2018 originalmente em inglês, o curta animado ganhou uma versão brasileira, narrada por Anielle Franco. A educadora, jornalista, escritora e diretora executiva do Instituto Marielle Franco, é irmã da vereadora assassinada com o motorista Anderson Gomes, em 2018.

Conhecimento, que, assim, homenageia a vereadora, estreia amanhã (25) no Dia Nacional da Educação Infantil, no canal da Openthedoor no YouTube.

Inspiração

A inspiração de Conhecimento veio, em suma, da história de duas grandes mulheres. A saber, Malala Yousafzai, sobrevivente de um atentado graças à ciência tornando-se uma voz relevante em favor da educação e dos estudos; além da vereadora que infelizmente teve um destino trágico. Além disso, Marielle Franco, notória ativista pelos direitos humanos teve sua verdadeira história distorcida e espalhada nas redes sociais, fomentando um discurso de ódio contra ela. “Não é exagero afirmar que pessoas podem se tornar alvos em razão da busca pelo conhecimento”, afirma Lagares.

Conhecimento

Anielle Franco

A narração da irmã caçula de Marielle, deu ainda mais significado ao filme: “Anielle é incrível, uma pessoa alegre e muito simpática. Olhando para ela, mal dá para dizer quanto peso ela carrega. Infelizmente, estar num lado diferente dos que pregam o ódio é se tornar alvo de perseguições. Quantos não gostariam de ter tamanha força. Anielle sem dúvida representa os questionadores afiados que surgem a partir dos antecessores narrados no filme. Acredito que Conhecimento é também um derivado dessa experiência do que aconteceu com Marielle e com diversos outros fomentadores do conhecimento”, diz Luciano.

Por fim, Conhecimento é um filme para todos. A saber, Lagares usou a técnica de animação quadro a quadro e com frames que “flicam” (tremelicam) para ressaltar a ideia de tempo, de demora para absorver. Outro conceito importante era o de não fazer rostos: “Sugeri a figura da Malala e as demais estudantes com linhas para lembrar o véu cobrindo a cabeça. Já para mostrar a agressividade dos intolerantes e a violência geralmente adotada, as figuras em vermelho são rabiscadas de forma grosseira”, finaliza.

Ficha técnica – Conhecimento

Curta-metragem em animação
Roteiro/Design/Animação/Edição:
Luciano Lagares
Áudio: Flávio Pereira e Felpz
Narração: Anielle Franco
Realização: Openthedoor Studios
Lançamento: 25 de agosto, Dia Nacional da Educação Infantil

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *