Breaking Bad celebra 10 anos de estreia

Há 10 anos, no dia 20 de janeiro de 2008, a rede AMC estreava aquela que seria uma das melhores séries de todos os tempos: Breaking Bad. Criada por Vince Gilligan e estrelada por Bryan Cranston e Aaron Paul, é das poucas produções televisivas que ficava melhor a cada temporada, envolvendo cada vez mais seus espectadores até o seu grande e maravilhoso final. O seriado foi tão marcante que conseguiu emplacar na sequência um spin off que manteve o padrão de qualidade do produto original (Better Call Saul), que em breve terá a estreia de sua quarta temporada na Netflix).

São vários os fatores que fizeram de Breaking Bad essa obra tão importante da cultura pop. Mas não seria injusto apontar Gilligan como o principal deles. Se a série se tornou poderosa ao longo dos anos, foi graças aos roteiros maravilhosos e direções impecáveis apresentados nas cinco temporadas. Soma isso ao fato dele saber escolher seu principal protagonista. Após dirigir um episódio de Arquivo-X, com Bryan Cranston, ele teve certeza que ele era o homem ideal para dar vida a Walter White. Nesse capítulo citado, o ator interpretou um anti-semita com uma doença terminal e segundo Gilligan o personagem tinha de ser ao mesmo tempo repugnante e simpático, e que Cranston era o único ator que poderia fazer esse truque.

Outra qualidade de Gilligan foi saber mudar o rumo da história observando o desenvolvimento dos seus personagens e seus interpretes. Jesse Pinkman, parceiro de White interpretado por Aaron Paul, era para ter morrido na primeira temporada, para aumentar o sentimento de culpa de White, que seria o responsável pela morte do pupilo. Gilligan mudou de ideia logo após o segundo episódio de Breaking Bad, graças a atuação de Paul e a possibilidade de Pinkman se tornar um grande personagem.

De nada adianta ter ótimos personagens principais se o elenco não for bom para dar suporte aos protagonistas. E, convenhamos, Breaking Bad tinha tantos coadjuvantes ótimos que eles poderiam até ganhar suas próprias séries: Skyler White (Anna Gunn); Hank Schrader (Dean Norris); Marie Schrader (Betsy Brandt); Walter White Júnior (RJ Mitte); Jane Margolis (Krysten Ritter); Skinny Pete (Charles Baker); Badger (Matt L. Jones); Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks) e Saul Goodman (Bob Odenkirk). Esses dois últimos, inclusive, estrelam Better Call Saul.

Se os coadjuvantes de Breaking Bad eram ótimos, seus vilões beiram a perfeição. Poucas produções televisivas ou até cinematográficas conseguem reunir personagens tão maldosos e cativantes quanto os antagonistas de Walter White. Gustavo “Gus” Fring (Giancarlo Esposito); Todd Alquist (Jesse Plemons); Don Eladio (Steven Bauer); Tuco Salamanca (Raymond Cruz); Hector Salamanca (Mark Margolis) e Jack Welker (Michael Bowen) são aqueles personagens que amamos odiar. Um pior que o outro, um mais vingativo que o outro, mas que consegue conquistar o espectador logo de cara.

E para celebrar esses 10 anos de estreia, que tal uma seleção com os 10 maiores episódios de Breaking Bad? Veja abaixo a nossa seleção e divirta-se relembrando conosco dessa série que, sem sombra de dúvidas, é uma das melhores de todos os tempos.

10 – FLY – S05E10
Embora pareça simples ou até mesmo insignificante, o famoso “episódio da mosca”, onde Walter White caça incansavelmente o inseto pelo laboratório de Gus Fring, ele é magistral e mostra como o roteiro é importante na obra de Gilligan. Praticamente filmado em apenas um cenário, ele conta com as ótimas atuações de Brian Cranston e Aaron Paul, onde a relação entre Walter e Jesse é explorada de uma sutileza e beleza excepcional e onde o ex-professor abre o coração para o ex-aluno e mostra o pouco de humanidade que ainda existe dentro de si.

09 – GRILLED – S02E02
Um dos primeiros capítulos impactantes de Breaking Bad e que mostra a excelência e potencial da série. Dado como desaparecido e encurralado, ao lado de Jesse, por Tuco Salamanca, Walter mostra mais uma vez o quanto é inteligente e perspicaz ao tentar envenenar o traficante na casa do seu tio Hector Salamanca. Vitima de um derrame, o velho percebe que os dois tentam envenenar o seu sobrinho e tenta avisá-lo do plano da dupla usando o pequeno sino em sua cadeira de rodas, sua única forma de se comunicar. O desespero do velho e a angústia que sentimos toda vez que ele toca a campainha é de arrepiar.

08 – BETTER CALL SAUL – S02E08
Um dos parceiros estúpidos de Jesse é preso e eles precisam tirar o rapaz da cadeia, mas sem aparecer. Resolvem contratar um advogado picareta que tem uns comerciais toscos na TV para realizar o serviço. Saul Goodman é um personagem tão carismático e tão importante para a trama que ganhou a sua própria série.

07 – PILOT – S01E01
Onde tudo começou. Ao ser diagnosticado com câncer no pulmão, o pacato Walter White percebe que sua vida medíocre não deixará nada importante para a sua família. Inconformado com o seu destino, ele decide começar a fabricar metanfetamina junto com um ex-aluno que ele reencontra por acaso durante uma batida policial realizada pelo seu cunhado, Hank. Walter vê no garoto Jesse a oportunidade de mudar de vida e deixar uma herança aos seus familiares. A cena inicial com Walter de camisa e cueca no meio do deserto com uma arma na mão é tão maravilhosa que é impossível não se apaixonar pela série logo de cara.

06 – CRAZY HANDFUL OF NOTHING – S01E06
Primeira aparição de Heisenberg em Breaking Bad. Após ser enganado e levar uma surra do traficante Tuco Salamanca, Jesse vê seus planos com Walter indo por água abaixo. Inconformado e disposto a recuperar o que é seu, o professor usa o seu alter ego e seus conhecimentos químicos para enfrentar seus rivais pela primeira vez.

05 – PHOENIX – S02E12
Um dos episódios mais impactantes da série e que a inocência de Walter é coisa do passado. Pensando apenas no dinheiro, ele perde o nascimento de sua filha para fechar um negócio milionário. Jesse, completamente viciado e apaixonado por Jane, quer sua parte e mudar de vida. Walter diz que dará, desde que ele vá para a reabilitação, mas Jane o chantageia ameaçando contar para todo mundo quem ele realmente é. A verdadeira face de Walter se revela depois que o casal se droga e vai dormir. Ele entra escondido na casa, vê Jane ter uma overdose e não ajuda a garota, deixando-a morrer sufocada no próprio vômito. O dinheiro passa a ser sua única prioridade e Jesse apenas um peão no seu jogo.

04 – DEAD FREIGHT- S05E05
O episódio que mostra claramente o monstro em que Walter se transformou. Com a ajuda de Lydia, ele planeja um roubo ousado, roubando um trem no meio do deserto. O plano sai a perfeição, exceto no final quando um garoto numa moto aparece do nada e vê o que não podia. É Todd quem puxa o gatilho que mata a criança, mas é a voz de White que ecoa o “sem testemunhas”. É ali que Jesse percebe que não tem mais nada a ver como antigo parceiro.

03 – FACE OFF – S04E13
Walter White era cruel? Era. Mas de uma inteligência de dar inveja. O plano magistral que ele faz para eliminar o seu rival Gus Fring é de cair o queixo. Ainda mais contando com a ajuda do nefasto Tio Hector Salamanca que, apesar de detestar White e querer vê-lo morto, consegue odiar ainda mais o dono do Polos Hermanos. A ponto de aceitar colocar uma bomba em sua cadeira de rodas e se matar levando Gus consigo. E aquela arrumadinha de gravata com a cara deformada é uma cena impagável.

02 – FELINA- S5E16
Infelizmente tudo tem o seu fim. O que nos conforta é como ele chega. E em Breaking Bad ele chegou com tudo. E foi fenomenal. Walter consegue libertar Jesse do confinamento imposto por Jack Welker, extermina sua gangue, consegue deixar uma herança para sua antiga família, se vinga dos seus inimigos e morre ao lado do seu precioso ‘bebê azul’… Que cena, que final, que série…

01 – OZYMANDIAS – S05E14
Episódio mais impactante da série. Um dos melhores capítulos da história da TV americana. Em 50 minutos tudo o que Walter White mais temia vem abaixo. O fim da amizade com Jesse (onde ele revela que assistiu Jesse morrer), a morte do seu cunhado Hank, o fim de sua família (com seu filho evitando que o pai espancasse a mãe) e o fim do seu trabalho, com seus 80 milhões de dólares sendo roubados por Jack Welker. É o fim definitivo de Walter White. Agora só Heisenberg habita aquele corpo. Perfeito do início ao fim.

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *