Game of Thrones S07E02 | Stormborn

Uma série de encontros e desencontros. É assim que podemos definir Stormborn, segundo capítulo da sétima temporada de Game of Thrones que, assim como o nome sugere, é centralizado em Daenerys, a Nascida na Tormenta. Apesar de ter a jovem Targaryen como destaque, ele teve avanços significativo em outros núcleos da história, principalmente no Norte, nas Terras Fluviais e na Cidadela.

Stormbon começa justamente com uma enorme tempestade, comparada por Lorde Varys e Tyrion com a mesma do dia em que Daenerys veio ao mundo. A cena, aliás, é uma das melhores do episódio, provando que os diálogos em Game of Thrones são tão bons e às vezes até melhores que as cenas de batalha, pois uma palavra mal colocada, uma frase fora do lugar, pode custar a vida de quem abre a boca de maneira inapropriada. O eunuco conspirador é um dos grandes personagens da série e depois de ter sua lealdade questionada por apoiar sempre quem está no poder, deu uma bela aula para a aspirante à Rainha ao explicar suas reais intenções, constantes trocas de lado e a quem ele realmente é leal.

O primeiro encontro de Stormborn foi inédito. Olenna Tyrell e Ellaria Sand, com Daenerys, em Pedra do Dragão, ao lado de Yara e Theon, para definir as estratégias de guerra contra os Lannister e a tomada de Porto Real. Tyrion, por sua vez, mostrou que é um estrategista brilhante e que conhece a cabeça de Cersei como poucos. Ao supor que a irmã convenceria os aliados a continuarem ao seu lado por causa da ameaça do exército Dothraki, dos Imaculados e dos dragões ele bolou o plano perfeito: Convenceu os Martell e Tyrell a lutarem contra a rainha, enquanto os temores de Cersei irão para onde ela menos espera: Rochedo Casterly, lar dos leões.

Podemos dizer que em Stormborn aconteceu o primeiro encontro entre Samwell Tarly e Jorah Mormont. Afinal de contas foi neste episódio em que o cavaleiro se apresentou ao membro da Patrulha da Noite e onde ele disse que conheceu e presenciou a morte do Velho Urso, Jeor Mormont. E, apesar de asquerosa, a cena da retirada e provavelmente da cura dos escamagris foi impressionante.

A emoção mesmo foi nas Terras Fluviais, onde Arya, em um reencontro inesperado com Torta Quente, fica sabendo pelo confeiteiro “sobrevivente” que seu irmão é o novo Rei do Norte. A notícia mexe com seu emocional, ela esquece por um tempo a vingança contra Cersei e resolve voltar para Winterfell. No caminho, o reecontro que todos aguardavam desde a primeira temporada: a pequena Stark com a sua loba Nymeria. Embora breve, foi emocionante e compreensível que cada uma tenha seguido seu próprio caminho. Afinal de contas, Arya não é mais uma garotinha e Nymeria já encontrou e lidera sua própria alcateia.

No Norte, a tensão entre Sansa e Jon Snow pode ficar mais alta com a ida do bastardo a Pedra do Dragão e, com isso, o trânsito ficando livre para o Mindinho avançar sobre a filha mais velha de Ned Stark e, quem sabe, conseguir o tão sonhado casamento. A ida de Snow ao seu primeiro encontro de Daenerys vai atrasar o reencontro da família Stark, pois quando Bran e Arya chegarem, irão se desencontrar do Rei do Norte.

E o último reencontro da noite foi uma reunião nada agradável da família Greyjoy. Euron Olho de Corvo atacou de maneira surpreendente a frota dos sobrinhos Yara e Theon, destruiu os barcos dos irmãos, matou duas insuportáveis e inúteis Serpentes de Areia (tem povo mais chato na série que essa gente de Dorne???) e conseguiu o presente para Cersei: Ellaria Sand, a assassina de Myrcella, e sua filha Tyene. É possível que a rainha deixe o futuro das Martell nas mãos do Montanha Zumbi e provavelmente nunca mais ouviremos falar sobre o insignificante povo de Dorne.

Um detalhe que não pode passar despercebido na guerra dos Greyjoy. Theon está realmente morto. Não fisicamente, mas psicologicamente. As marcas das torturas que ele sofreu de Ramsay são tão profundas que, ao perceber que Euron é tão psicótico quanto o bastardo do Forte do Pavor, ele preferiu se jogar em alto mar ao invés de tentar salvar a irmã. O Olho de Corvo pelo jeito tem potencial para deixar outros vilões da série no chinelo.

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

One thought on “Game of Thrones S07E02 | Stormborn

  1. Game of Thrones S07E03 | The Queen’s Justice | Dimensão Geek 31/07/17 at 17:39

    […] 27/07/2017 in Séries & TV: Game of Thrones S07E02 | Stormborn […]

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *