Fargo | 20 anos de um clássico

No último dia 8 de fevereiro, o clássico dos irmãos Coen, Fargo (1996), completou 20 anos. Com as comemorações que seguiram, muita coisa foi relembrada e revelada sobre o filme, a começar pelas atuações irrepreensíveis de Frances McDormand, como a chefe de polícia Marge Gunderson, William H. Macy, como Jerry Lundegaard , um vendedor de carros frustrado e Steve Buscemi como o criminoso pé de chinelo Carl Showalter.

Entre as principais premiações conquistadas, estão o Oscar de melhor atriz para McDormand e o de melhor roteiro original para Joel e Ethan Coen. Joel ainda venceu o de melhor diretor em Cannes.

fargo 4 copy

Em 2014, a velha ideia de transformar o filme em uma série foi concretizada. A história não é relacionada a do filme, mas o clima e a mistura de humor e violência continuam presente. Martin Freeman e Billy Bob Thornton foram os astros da primeira temporada, que revelou ainda a talentosa Allison Tolman. Kirsten Dunst, Patrick Wilson, Jesse Plemons e Ted Danson mantiveram o grau de excelência na segunda temporada, exibida em 2015.

Em uma recente entrevista para o The Huffington Post, os irmãos Coen revelaram que o filme, de fato foi inspirado em fatos reais, contradizendo em parte a certeza de que tudo ali era ficcional. Tudo por conta do letreiro logo no começo do filme (e repetido na série), que diz o seguinte:

fargo 3

“Essa é uma história verdadeira. Os eventos mostrados nesse filme aconteceram em Minnesota em 1987. A pedido dos sobreviventes, os nomes foram mudados. Por respeito aos mortos, o resto é contado exatamente como aconteceu.”

Ethan explica que essa coisa de “história verdadeira” foi utilizada apenas porque tinham o interesse de fazer um filme desse gênero, mas que “você não precisa de uma história verdadeira para fazer um filme de história verdadeira.”

Mais adiante, no entanto, admite que a coisa vai um pouco além, com dois pequenos elementos da história sendo baseados em fatos verídicos. Um deles o de um homem que, nos anos 60 ou 70, estava aplicando golpes na General Motors, mas nada de sequestro ou assassinato. Outra ideia veio de um assassinato em Connecticut em que um homem matou a esposa e se livrou do corpo em um cortador de madeira.

fargo 2 copy

Em comemoração à data, a revista eletrônica Pajiba reuniu uma lista de 20 curiosidades sobre o filme, como o fato de que Fargo é o 6º filme dirigido por Joel e Ethan, que são naturais de Minnesota, um lugar descrito por eles “como a Sibéria, mas com mais restaurantes familiares”. Roger Deakins, que trabalhou com a dupla diversas vezes, disse que eles estão em tamanha sincronia que, fazendo a mesma pergunta aos dois separadamente, a resposta é a mesma.

Em 2001, uma japonesa chamada Takako Konishi foi encontrada morta perto de Detroit Lakes, em Minnesota. Ela teria ido até lá para cometer suicídio após ser abandonada pelo namorado. Esse fato desencadeou um boato de que ela teria ido até aquele lugar, na “realidade”, por acreditar que o que viu no filme Fargo era verdadeiro, e estaria em busca da mala com o dinheiro do resgate que o personagem de Buscemi enterra na neve. Essa lenda urbana resultou no documentário “This Is a True Story” (2003) e no drama “Kumiko, the Treasure Hunter” (2014).

Com a produção avaliada em US$ 7 milhões, Fargo arrecadou US$ 61 milhões em todo o mundo, se tornando um dos maiores sucessos financeiro dos irmãos Coen.

 

 

 

Fabio Martins

Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.

Learn More →

One thought on “Fargo | 20 anos de um clássico

  1. Nomadland ganha seu primeiro trailer legendado | Dimensão Geek 18/09/20 at 13:17

    […] excepcional  Frances McDormand, vendedora de dois Oscars como Melhor Atriz. Primeiro em ‘Fargo‘ (1997) e o mais recente em ‘Três Anúncios Para um Crime’ […]

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *