Novidades

Throwback Thursday: Leonard Nimoy e Star Trek

A ideia da coluna é sempre escrever sobre um filme, série, álbum ou qualquer coisa que tenha deixado saudades. Mas a de hoje vai ser um pouco diferente. Vou falar sobre Star Trek, mas o destaque aqui será o Leonard Nimoy. Porque sem ele muita coisa teria sido diferente. E só um adendo: o canal Syfy fará uma homenagem ao ator amanhã.

Star Trek, originalmente, foi uma série criada para televisão. Ela teve 79 episódios e foi exibida entre os anos de 1966 até 1969, quando foi cancelada. Mesmo com os pedidos do criador da série, Gene Roddenberry, foi só em 1977 – e depois do sucesso de Star Wars – que decidiram levar Star Trek para o cinema. Dirigido por Robert Wise, o filme mostrou a volta do almirante James T. Kirk (William Shatner) ao comando da USS Enterprise. A missão era deter uma nuvem de origem desconhecida que estava indo em direção à Terra destruindo tudo pelo caminho.

Com um orçamento exorbitante para a época (US$ 46 milhões), o retorno foi abaixo do esperado. E, assim, os fãs da série tiveram que esperar até 1982 para ver uma continuação. E valeu a pena a espera! Star Trek II: A ira de Khan é considerado por muitos um dos melhores longas da franquia. E a série não parou por aí. Foram 12 longas, dois bem recentes dirigidos por J.J. Abrams, um de 2009 e outro de 2013. Fora desenhos, livros, quadrinhos e outros vários produtos relacionados.

Abaixo, coloquei a lista de filmes, diretores e data de lançamento de cada um deles:

Star Trek: The Motion Picture Robert Wise 7 de dezembro de 1979
Star Trek II: The Wrath of Khan Nicholas Meyer 4 de junho de 1982
Star Trek III: The Search for Spock Leonard Nimoy 1 de junho de 1984
Star Trek IV: The Voyage Home 26 de novembro de 1986
Star Trek V: The Final Frontier William Shatner 9 de junho de 1989
Star Trek VI: The Undiscovered Country Nicholas Meyer 6 de dezembro de 1991
Star Trek Generations David Carson 18 de novembro de 1994
Star Trek: First Contact Jonathan Frakes 22 de novembro de 1996
Star Trek: Insurrection 11 de dezembro de 1998
Star Trek Nemesis Stuart Baird 13 de dezembro de 2002
Star Trek J. J. Abrams 8 de maio de 2009
Star Trek Into Darkness 17 de maio de 2013

 

 Sobre Leonard Nimoy

Leonard Nimoy, o eterno Spock de Star Trek, foi um homem com múltiplos talentos: ator, diretor, poeta, pintor, fotógrafo, dublador. Ele nasceu em 31 de março de 1931 em Boston, nos Estados Unidos. Ele era casado com a atriz Susan Bay e teve três filhos com ela. Infelizmente, Nimoy faleceu com complicações de um problema pulmonar no último dia 27 de fevereiro, aos 83 anos, deixando órfãos os fãs e levando com ele a esperança de um encontro entre o Capitão Kirk e Spock.

O mais famoso dos personagens de Nimoy foi, sem dúvida, o Spock, que era a lógica da tripulação da USS Enterprise. Era o contraponto entre uma certa displicência do Capitão Kirk. De certa forma, uma metade da alma da Enterprise. A frase que eternizou o Spock nem precisa ser dita para ser reconhecida. Foi a saudação vulcana “Vida longa e próspera”.

Como o Spock, Nimoy atuou nos 79 episódios da série original, 22 episódios da série animada e em um episódio da série “A Nova Geração” e mais oito filmes. Também trabalhou atrás das câmeras e dirigiu o terceiro e quarto longas de “Jornada nas Estrelas”, sendo que Star Trek IV: A Volta Para Casa era, na época, o filme de maior sucesso da série no cinema.

A personagem interpretada por Nimoy inspirou, inclusive, a criação de Sheldon Cooper, do Big Bang Theory. Leonard Nimoy, inclusive, participou de um episódio dublando um action figure do Spock em um dos episódios mais engraçados da série.

Além disso, ele atuou em Bonanza (1960), Queen For a Day (1951), participou dos dois últimos filmes da saga Star Trek, narrou documentários e dublou o filme Transformers: Dark of the Moon fazendo o autobot “Sentinel Prime. Teve indicações ao Emmy e ao Grammy. Atualmente, ele estava trabalhando também com fotografia. Um artista completo.

Em homenagem ao ator, o canal Syfy exibirá amanhã, dia 6 de março, a partir das 21h, dois filmes da franquia Star Trek:

21h- Jornada Nas Estrelas II: A Ira De Khan
23h – Jornada Nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida

Fica aqui a minha homenagem a esse que foi um homem que veio para fazer a diferença. Descanse em paz, Leonard Nimoy.

Jeanine Alvarenga on facebook
Jeanine Alvarenga
Viciada em literatura, fã de mangás e animes, adoradora de cinema, jornalista nas horas vagas.
About Jeanine Alvarenga (16 Articles)
Viciada em literatura, fã de mangás e animes, adoradora de cinema, jornalista nas horas vagas.
Contact: Facebook