Novidades

Throwback Thursday: Benício Del Toro e Che

Hoje é aniversário do ator Benício Del Toro. E, para comemorar essa data, a Throwback Thursday é sobre um dos filmes de maior destaque da carreira dele: Che. Sem mais delongas, vamos direto ao que interessa.

O longa foi dividido em duas partes e apresentado pela primeira vez no Festival de Cannes em 2008. A primeira metade passa pela a turnê de Che Guevara por Nova Iorque em 1964 e seu famoso discurso na ONU, a viagem do barco Granma, as batalhas para derrubar o regime de Fulgencio Batista e o fechamento com a chegada a Cuba. Já a segunda parte, Che – A Guerrilha, começa com a chegada do revolucionário à Bolívia e passa pelos seis anos após o primeiro filme. O tom dos dois filmes é bem diferente. Enquanto o primeiro é mais otimista e aparentemente mais acelerado – mostrando o triunfo – o outro é mais sombrio e até contemplativo de certa forma. Mostra o lado do fracasso.

Para começar, preciso falar que não sou fã de filmes biográficos. Evito ao máximo porque acho que só contam um lado da história e, por isso, são tendenciosos. Mas não é o que acontece aqui. O Che Guevara apresentado pelo Steven Soderbergh e representado por Benício del Toro não é só o ideal de um homem. É um homem que triunfou, fracassou, cometeu erros e acertou também. O interessante é que o filme ficou imparcial e quase documental.

Destaque para a fotografia fantástica, que dá o tom do filme em vários momentos. Destaque para o roteiro bem elaborado, inspirado nos diários do próprio Che Guevara. Destaque para o aniversariante do dia, Benício Del Toro, cujo papel não poderia ser executado por outro ator. Ele, inclusive, ganhou prêmios de melhor ator: Goya e Festival de Cannes.

Recomendo – e muito! – esse filme, que é uma aula de história.

 

Ficha técnica

Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Peter Buchman e Benjamin A. van der Veen
Produção: Benicio Del Toro
Elenco: Benicio Del Toro, Demian Bichir, Santiago Cabrera, Rodrigo Santoro, Julia Ormond, Elvira Minguez, Jorge Perugorria, Edgar Ramírez, Victor Rasuk, Catalina Sandino Moreno, Franka Potente.

Jeanine Alvarenga on facebook
Jeanine Alvarenga
Viciada em literatura, fã de mangás e animes, adoradora de cinema, jornalista nas horas vagas.
About Jeanine Alvarenga (16 Articles)
Viciada em literatura, fã de mangás e animes, adoradora de cinema, jornalista nas horas vagas.
Contact: Facebook