Sega x Nintendo| 30 anos do início da guerra dos games

Nesse último domingo, dia 18 de outubro, a Nintendo comemorou 30 anos do lançamento do seu console de 8 bits no mercado americano. Amanhã, dia 20, a Sega celebra os mesmos 30 anos da chegada do Master System no Japão. Ambos foram consoles que fizeram história, mudaram o mercado e marcaram a famosa guerra Sega x Nintendo que durou até a chegada da Sony nesse universo.

Quem jogou videogame no Brasil nos anos 80 e 90 se lembra muito bem dessa batalha Sega x Nintendo. Embora os consoles tenham sido lançados em 85, aqui em nosso país essa batalha só foi ocorrer no fim da década, pois o Atari anda era o video game dominante e não podíamos importar esses produtos. Só depois que empresas nacionais resolveram licenciar esses produtos nós começamos a jogar o MasterSystem (lançado pela TecToy) e Phantom System (nosso Nintendinho lançado pela Gradiente).

A guerra Sega x Nintendo só trouxe benefícios para os gamers. A concorrência fez com que as empresas investissem cada vez mais em qualidade e os jogos lançados utilizavam toda a capacidade de cada console. A Big N conseguiu fazer um dos melhores jogos do seu personagem ícone, Super Mario 3, enquanto que a Sega conseguiu lançar uma versão simplista, mas bem legal de um dos maiores sucessos do arcade daquela época, o icônico Street Fighter II.

Depois do sucesso nos consoles 8 bits, a guerra Sega x Nintendo migrou para os 16 bits com o lançamento dos consoles Mega Drive e Super Nintendo. A batalha só parou em 2001 quando a Sega fracassou com o DreamCast e os games piratas tomaram conta do mercado dos games em CD. No dia 2 de junho de 2015 a editora Dey Street Book lançou o livro Console Wars: Sega, Nintendo and the Battle that Defined a Generation, escrito por Blake J. Harris que fala sobre a briga das empresas. Depois da literatura, a batalha será mostrada nos cinemas, já que o livro vai virar um filme dirigido por Seth Rogen e Evan Goldberg, previsto para ser lançado em 2016.

Veja abaixo uma lista dos 20 melhores jogos que marcaram o duelo Sega x Nintendo.

Fabio Martins on InstagramFabio Martins on Twitter
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.