Novidades

Scalped | WGN encomenda piloto da série

A rede de cabo estadunidense WGN acaba de encomendar um piloto com a adaptação de Scalped, quadrinhos da DC Comics, escrita originalmente por Jason Aaron com arte de R.M. Guéra. Doug Jung, da série Banshee, ficou encarregado do roteiro e da produção executiva do programa, que conta ainda com o auxílio luxuoso de Geoff Johnes, diretor de criação da DC. Em tempos de discussão de temas como diversidade e “whitewashing”, já se fala apropriadamente na utilização de um elenco composto por nativos americanos. (Slash Film)

Já não é novidade que as produtoras estão tratando o fenômeno das adaptações de quadrinhos como a nova mina de ouro da televisão. Demolidor e Jessica Jones, da Netflix, Arrow, The Flash e Legends of Tomorrow, da CW, ou Supergirl, da CBS, entre outras, estão entre os seriados de maior audiência.

The Walking Dead, quadrinho criado pelo escritor Robert Kirkman e pelo desenhista Tony Moore, foi adaptado para a telinha e se transformou em sucesso mundial, mesmo entre aqueles que não se interessam pela 9ª arte. Isso abre todo um novo horizonte para as produtoras que, agora, percebem que quadrinhos não falam apenas de super-heróis. E existem milhares deles apenas esperando por uma adaptação.

scalped-comic-1309454766

Red Crow x Bad Horse

Nos quadrinhos, Scalped durou 60 edições publicadas entre 2007 e 2012. A trama é uma espécie de história policial que se passa em uma reserva indígena nos Estados Unidos. Poder, lealdade e espiritualidade são temas recorrentes na comunidade liderada pelo ambicioso chefe Lincoln Red Crow que tem que lidar com o retorno de Dashiell Bad Horse, que voltou para casa após anos afastados da reserva. (The Hollywood Reporter)

Bad Horse, no entanto, tem claros motivos para estar ali. Agora um agente infiltrado do FBI, ele foi enviado para investigar o enriquecimento do submundo do crime na reserva onde cresceu, o que cria um drama moral, uma vez que ele se divide entre sua lealdade ao seu povo e ao governo que o massacrou por séculos.

hoka-hey

Parcialmente inspirado em um caso real de 1975, quando o ativista indígena Leonard Peltier foi preso acusado de assassinar dois agentes do FBI em um tiroteio, Scalped é comparado ao aclamado seriado da HBO, The Wire (A Escuta). Principalmente ao mostrar como o sistema é o principal responsável pela destruição das vidas das pessoas, além de relativizar a falsa dicotomia entre bandidos e mocinhos.

A vida na reserva é complicada, assim como o personagem de Red Crow, um vilão de personalidade complexa e sedutora. Quase como um Tony Soprano, que não sabemos se torcemos a favor ou contra.

scalped-20071210085509872-2226080_320w

Aldo Gama
Aldo Gama é jornalista
About Aldo Gama (80 Articles)
Aldo Gama é jornalista