Novidades

Santos Comic Expo| Evento acontece amanhã em Santos

Amanhã se comemora o Dia das Bruxas. Mas para os nerds, geeks e fãs de quadrinhos, principalmente os da Baixada Santista, o dia 31 de outubro de 2015 será o dia de prestigiar um dos eventos de HQs mais bacanas do Brasil: a Santos Comic Expo.

Chegando em sua terceira edição, a Santos Comic Expo é uma convenção de HQs que reúne diversos nomes importantes do segmento, além de contar com diversos expositores, palestras e debates interessantes e, claro, muito cosplayers. Com entrada grátis, o evento será realizado pelo segundo ano consecutivo no Centro de Cultura Patrícia Galvão, em Santos.

Só para se ter uma ideia, mais de 60 quadrinistas das mais diversas tendências e estilos estarão no evento. Dentre eles nomes como: Carlos Edgar Herrero (Disney), Clayton InLoco (Hurulla), o casal Paulo Crumbim e Cristina Eiko (Quadrinhos A2, Turma do Penadinho), Daniel Esteves (São Paulo dos Mortos), Eduardo Vetillo (Disney, Trapalhões), Fabio Coala Mentirinhas), Flávio Luiz (Aú, o Capoerista), Kiko Garcia (Kikomics), Laudo Ferreira (Yeshua), Marcatti (Frauzio), Marcelo Matere (Transformers), Omar Viñole (Coelho Nero), Paulo Siqueira (Titans Hunt, Amazing Spider-Man), Pedro Hutsch (Joãos e Joanas), Rafael Coutinho (Cachalote), Roberto Souza (O Caminho e Mundo dos Super-Heróis), Sam Hart (Starship Troopers), Seri (Bigail), Wellington Diaz (Turma da Mônica Jovem), Zé Márcio Nicolosi (Estúdio Maurício de Sousa), Aluir Amancio (Superman Adventures, Jaspion). Também marcarão presença os editores Alexandre Callari (Panini), Rogério Saladino (Jambô), Paulo Maffia (Editora Abril) e Guilherme Kroll (Balão Editorial), entre outros.

A Santos Comic Expo é fruto do trabalho de um grupo de amigos da Baixada Santista conhecido como Guerreiros. E eles fazem jus ao nome que usam. Depois de 10 anos de amizade, André Jorge, Cassio Gomes Pereira, Claudio Roberto Basílio, Fábio Gomes Ribeiro, Fidelis Martuscelli, José Renato Silva Santos Filho, Marco Aurélio Morais Fernandes, Rodrigo Piovezan, Rogério Vieira de Simone e Sérgio Santos se organizaram e fizeram na raça o evento que está em seu terceiro ano. A evolução é nítida e que comparecer prestigiará um belíssimo evento. Pode apostar.

A Dimensão Geek é uma das lojas que estará expondo produtos no evento, levando ao público santista alguns actions figures, pop funko, camisetas, canecas, chaveiros e outros produtos.

Painéis

Confira abaixo a programação completa da Santos Comic Expo.

•11:00 – Os desafios do Editor de Quadrinhos
Local: Palco Externo no Térreo do Centro Cultural Patrícia Galvão
Quais são as atribuições de um editor de quadrinhos? Até que ponto ele pode interferir no processo criativo de um artista? Eles orientam ou simplesmente rejeitam o trabalho de um artista novato caso ele não tenha qualidade? E, no caso de material estrangeiro, sua única responsabilidade é com a tradução do mesmo? Essas e outras perguntas serão colocadas em discussão em um bate-papo mediado pelo roteirista Hector Lima (Sabor Brasilis) e que reunirá os editores Guilherme Kroll (Balão Editorial), Rafael Coutinho (Narval Comix), Raphael Fernandes (Editora Panini), Rogério Saladino (Panini, Jambô) e Cláudio Martini (Zarabatana Books).

•12:00 – Quadrinho em movimento: Curtas de Animação
Local: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos
Com a mediação de Paulo Martini, o animador Zé Marcio Nicolosi (Estúdios Mauricio de Souza), os membros do coletivo artísticoOnigomanjhas discutirão os rumos da Animação no Brasil e no Mundo além de apresentar um episódio de sua animação homônima, e também será exibido o curta “The Present”, inspirado na obra do quadrinista Fábio Coala Cavalcanti.

•13:00 – A visão criativa das mulheres nos Quadrinhos
Local: Palco Externo no Térreo do Centro Cultural Patrícia Galvão
A representação feminina nos Quadrinhos e na Cultura Pop e produção encabeçada por mulheres é o tema desse painel, mediado pela jornalista Gabriela Franco (MinasNerd, Mundo dos Super-Heróis) e que contará com a participação de Ana Jaber, Camila Torrano(A Travessia), Cristina Eiko (Quadrinhos A2) e Germana Viana (Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço).

•14:00 – Mestres Disney dos Quadrinhos
Local: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos
O editor Paulo Maffia – responsável pelos projetos relacionados as histórias em quadrinhos da Disney – se reunirá com os históricos desenhistas Carlos Edgard Herrero, Fernando Ventura e Eduardo Vetillo, que compartilharão com o público histórias e “causos” sobre o processo de criação dos quadrinhos da Disney no Brasil.

•15:00 – Os Estúdios Maurício de Souza: Ontem e Hoje
Local: Palco Externo no Térreo do Centro Cultural Patrícia Galvão
Com a mediação de Cláudio Basílio, o “veterano” animador e desenhista Zé Márcio Nicolosi se reunirá aos “novatos” Cristina Eiko ePaulo Crumbim (Graphic MSP – Penadinho) e Renato Guedes, e juntos falarão sobre a experiência de trabalhar nos Estúdios Maurício de Souza, com personagens que marcaram várias gerações de leitores brasileiros.

•16:00 – As grandes franquias cinematográficas e a influência das HQs
Local: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos
Nos últimos trinta anos Hollywood brindou o público mundial com séries cinematográficas de inegável sucesso. Mas a relação dessas franquias com os quadrinhos se resume única e exclusivamente com a adaptação de aventuras de super-heróis para o formato da tela grande? Com a mediação do critico de cinema Vinicius Carlos Vieira (CinemAqui), os escritores e pesquisadores Alexandre Callari(Pipoca e Nanquim), Saulo Adami (Homem não entende nada), e o cineasta Felipe Cagno debaterão o quão estreito é o laço que une Cinema e Histórias em Quadrinhos.

•18:00 – A Cultura Pop como instrumento de Ação Social
Local: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos
A Cultura Pop é de fato alienante ou um super-herói pode “sair” das páginas de um gibi e inspirar ações sociais decisivas para uma comunidade? O Secretário de Cultura de Santos Professor Fabião e o ativista social Cristiano Zanetta de Matos colocarão esse dilema em discussão, com a mediação da cineasta Paula Luana Maia, que também apresentará para o público da Baixada Santista o seu curta-metragem entitulado “Herói na Vida Real”.

SERVIÇO – SANTOS COMIC EXPO 2015
• Data: 31 de outubro de 2015
• Horário: das 10h às 20h
• Local: Centro de Cultura Patrícia Galvão
• Endereço: Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias, Santos – SP
A entrada é GRATUITA

Fabio Martins on twitterFabio Martins on linkedinFabio Martins on instagramFabio Martins on googleFabio Martins on facebookFabio Martins on email2
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.
About Fabio Martins (392 Articles)
Santista de nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Ama vídeo game, cinema, séries, música, nerdices e cultura pop em geral.