Rock in Rio: Evento celebra 30 anos e ganha documentário

No dia 11 de janeiro o Rock in Rio completa 30 anos de sua primeira edição. Para celebrar a data do evento que foi um verdadeiro marco na história da música brasileira, o canal Multishow produziu um documentário sobre o festival que será exibido no dia 11 na própria emissora e no dia 13 no Canal BIS.

Criado pelo empresário Roberto Medina, o Rock in Rio foi um divisor de águas no mercado musical brasileiro. Foi o festival que reuniu alguns dos principais nomes do rock mundial e colocou o Brasil no circuito internacional de shows. Além disso, o evento aconteceu justamente num época importante da história do país, quando ele deixou de ser governado por uma terrível ditadura e enfim conquistava a democracia. Era um novo Brasil.

Outra importância do festival foi ajudar a construir a cena do rock brasileiro dos anos 80. O estilo começava a se popularizar no país e foi colocado no topo por causa do festival, pois diversas bandas emergentes do cenário foram convidadas para se apresentar no Rock in Rio.

Como não poderia deixar de ser, o destaque foram os shows internacionais. Diversas bandas e cantores fizeram shows antológicos: Whitesnake, Iron Maiden, AC/DC, Ozzy Osbourne e Queen, entre outros. Essa última, por exemplo, fez um show inesquecível, com Freddie Mercury regendo a plateia em Love My Life, como mostra o vídeo abaixo.

O documentário que será exibido nesse domingo às 22h30 mostrará depoimentos exclusivos de artistas que participaram do primeiro Rock in Rio, exibição de material de arquivo e algumas imagens inéditas para contar a história do festival e mostrar os bastidores do evento.

Roberto Frejat, Erasmo Carlos, Nelson Motta, Baby do Brasil, Alceu Valença, João Barone e Ivan Lins são alguns dos nomes que ajudam a recontar a história do evento e refletir sobre a importância dele para o mercado musical brasileiro. Além dos depoimentos artísticos, o documentário conta com os depoimentos do criador do festival, Roberto Medina, que relembra da origem e os obstáculos que surgiram para que o Rock in Rio fosse realizado.

Fabio Martins on InstagramFabio Martins on Twitter
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.