Novidades

Quadrinhos | A 9ª arte na telona

Agora que Vingadores, Batman e Superman estão por todos os lados, o público comum está se acostumando com a ideia de adaptações de quadrinhos para o cinema. Mas vale a pena lembrar que essa prática é antiga e nem sempre voltada para o gênero de super-heróis. Veja a seguir uma pequena relação de filmes baseados em obras da 9ª arte e que a maioria de nós nem desconfiava.

 

Marcas da Violência (A History of Violence – 2005)

01 - A History of Violence

Essa história de um gângster em busca de redenção, lutando contra um passado violento que insiste em reaparecer em sua vida, rendeu um dos filmes mais interessantes do cineasta David Cronenberg, marcando uma mudança significativa em sua linguagem, antes tão conectada a uma visão de estranheza do mundo e suas bizarrices e fetiches. Estrelado por Viggo Mortensen, de “O Senhor dos Anéis”, é uma adaptação da graphic novel de mesmo nome escrita por John Wagner e ilustrada por Vince Locke em 1997.

 

Estrada Para a Perdição (The Road to Perdition – 2002)

02 - The Road to Perdition movie

Outro filme de gângsteres, dessa vez contando com Tom Hanks, Paul Newman e Jude Law no elenco dirigido por Sam Mendes. Essa história que trata de assassinos contratados, máfia irlandesa e da relação pai e filho, é uma adaptação de uma HQ escrita por Max Allan Collins e desenhada por Richard Piers Rayne em 1998.

 

RED – Aposentados e Perigosos (RED – Retired, Expert and Dangerous – 2010)

03 - red

Essa divertida história de espionagem onde agentes secretos se tornam vítimas de atentados após anos de aposentadoria foi sucesso nas telas graças, principalmente, ao ótimo entrosamento entre os protagonistas e a falta de pretensão de um filme que se reconhecia como pura distração. Mary-Louise Parker, Bruce Willis, Helen Mirren, Morgan Freeman e John Malkovich estão em ótima forma nessa transposição para as telas do quadrinho escrito por Warren Ellis e desenhado por Cully Hamner em 2003.

 

Os Perdedores (The Losers – 2010)

04 - The Losers

Publicada entre 2003 e 2006, “Os Perdedores”, criação do escritor Andy Diggle, foi lançada pela Vertigo, selo da DC Comics. A adaptação cinematográfica foi comandada pelo diretor Sylvain White e contava a história de uma equipe de operações especiais estadunidense que é traída durante uma missão, partindo em busca de vingança enquanto tentam impedir o início de uma guerra. No elenco, Zoe Saldana, Chris Evans e Idris Elba.

 

Jonah Hex – O Caçador de Recompensas (Jonah Hex – 2010)

05 - jonah

Jonah Hex apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 1972, fruto da imaginação do escritor John Albano e do desenhista Tony DeZuniga. Hex é um caçador de recompensas no melhor estilo anti-herói. Vestido com o uniforme confederado, o lado escravocrata e perdedor da guerra civil estadunidense, não é uma figura popular em suas andanças pelo norte do país. Um índio o teria desfigurado, marcando o lado direito de seu rosto para mostrar a dualidade de seu espírito e para puni-lo por quebrar as regras em uma luta. A versão para os cinemas, com Josh Brolin e Megan Fox, foi dirigida por Jimmy Hayward e deve ser esquecida.

 

Howard, O Super Herói (Howard the Duck – 1986)

06 - howard

Muita gente detesta George Lucas pelos episódios I, II e III de Star Wars. Outros pela criação dos Ewoks. Mas o fato é que ele causou muito estrago também fora do universo Star Wars. Ele concebeu a história de “Willow, Na Terra da Magia” (1988) e de “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008), por exemplo. Mas todo mundo concorda que produzir “Howard” foi uma péssima idéia.

Criado por Steve Gerber para a Marvel Comics em 1973, o quadrinho contava as aventuras de um pato alienígena que tinha vindo parar na Terra e não conseguia voltar para seu mundo. Mal humorado e sarcástico, fez bastante sucesso na época graças a um experimentalismo na linguagem das histórias que eram, basicamente, paródias de aventuras de ficção científica.

 

Dose Dupla (2 Guns – 2013)

07 - 2 guns

Denzel Washington e Mark Wahlberg são as estrelas do filme dirigido por Baltasar Kormákur (Evereste, Contrabando), que mistura ação e comédia. Bobby (Denzel) e Stig (Wahlberg) são dois policiais trabalhando infiltrados que desconhecem o fato de ambos estarem disfarçados. O filme adapta o quadrinho escrito por Steven Grant e desenhado por Mat Santolouco em 2007 para a Boom! Studios.

 

30 Dias de Noite (30 Days of Night – 2010)

08 - 30 dias

Escrita por Steve Niles e desenhada por Ben Templesmith “30 Dias” foi publicada em 2002 pela IDW Publishing. Nas telas, a adaptação girava em torno do bando de vampiros que chega a uma cidadezinha no Alaska onde se inicia um período de 30 dias de noite polar. Como pano de fundo, a história de amor entre o xerife do lugar e sua esposa. No elenco, Josh Hartnett, Melissa George e Danny Huston são dirigidos por David Slade (Menina Má.com e Saga Crepúsculo: Eclipse).

 

O Corvo (The Crow – 1994)

09 - the crow

Dirigido por Alex Proyas, “O Corvo” ficou famoso pela morte trágica de seu protagonista, Brandon Lee, durante as filmagens. Baseado na graphic Novel de 1989, escrita por James O’Barr, conta a história de Eric Draven, um músico assassinado que é trazido de volta à vida para executar sua vingança contra os responsáveis por sua morte e a de sua noiva.

 

Ghost World – Aprendendo a Viver (Ghost World – 2001)

10 - ghost

Terry Zwigoff dirigiu essa adaptação dos quadrinhos de Daniel Clowes escritos entre 1993 e 1997. Thora Birch e Scarlett Johansson dão vida aos personagens Enid e Rebecca, duas adolescentes estadunidenses que não se encaixam no mundo do “american way of life”.

 

Substitutos (Surrogates – 2009)

11 - surrogates

A Graphic Novel “Surrogates”, criada pelo escritor Robert Venditti e pelo artista Brett Weldele, foi publicada entre 2005 e 2006 pela Top Shelf Productions. Ela chegou aos cinemas pelas mãos do diretor Jonathan Mostow e contava a história do agente do FBI Tom Greer (Bruce Willis) que investiga o assassinatos dos robôs humanóides controlados remotamente.

 

Timecop – O Guardião Do Tempo (Timecop – 1994)

12 - timecop

“Timecop”, escrita por Mike Richardson, foi publicado pela Dark Horse Comics em 1992. A história foi levada rapidamente para as telas, apenas dois anos depois, em 1994, pelo diretor Peter Hyams. O enredo segue as desventuras de um policial que viaja no tempo, interpretado pelo astro de filmes de ação Jean-Claude Van Damme.

 

O Procurado (Wanted – 2008)

13 - wanted

Estrelado por James McAvoy, Morgan Freeman e Angelina Jolie e dirigido por Timur Bekmambetov, “Wanted” conta a história de um contador frustrado que acaba recrutado para fazer parte de uma sociedade secreta de super assassinos. O filme é baseado nos quadrinhos criados por Mark Millar e J. G. Jones e publicado pela Top Cow entre 2003 e 2004 como parte do Millarworld.

 

Terror na Antártida (Whiteout – 2009)

14 - whiteout

Baseado nos quadrinhos homônimos de Greg Rucka e Steve Lieber, “Whiteout” foi transposto para a tela pelo diretor Dominic Sena, tendo no elenco Kate Beckinsale, Gabriel Macht, Columbus Short e Tom Skerritt. A história se passa na Antártida onde a policial Carrie Stetko (Beckinsale), pouco antes de retornar para casa, descobre um homem morto perto da estação estadunidense. A trama leva à descoberta de ouro em um avião soviético que caíra no continente gelado durante a guerra fria.

 

Oldboy (2003)

15 - oldboy

Old Boy foi idealizado originalmente como um mangá no Japão, escrito por Garon Tsuchiya e ilustrado por Nobuaki Minegishi e publicados em 79 capítulos reunidos em oito volumes entre 1996 e 1998. Na trama, o protagonista, Shinichi Gotō, permanece preso em cativeiro por uma década e é solto sem qualquer explicação. A partir de então, descobrir quem foi o responsável pela sua prisão e qual sua motivação passa ser sua obsessão.

Em 2003, o diretor sul-coreano Park Chan-wook dirigiu uma adaptação do mangá estrelada por Choi Min-sik no papel do protagonista agora chamado Oh Dae-su. Oldboy é o segundo título da Trilogia da Vingança realizada pelo diretor, sendo precedido por Sympathy for Mr. Vengeance e seguido por Sympathy for Lady Vengeance.

Em 2013, o cineasta estadunidense Spike Lee dirigiu o remake “Old Boy – Dias de Vingança”, estrelado por Josh Brolin.

 

Azul é a Cor Mais Quente (Blue Is the Warmest Colour – 2013)

16 - blue

Dirigido por Abdellatif Kechiche, esse drama francês sobre amadurecimento e despertar sexual é estrelado pelas atrizes Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux. As duas vivem um romance desde o fim do ensino médio até o começo da vida adulta, enfrentando problemas comuns a comunidade LGBT em sociedades conservadoras. O filme é baseado na graphic novel homônima publicada em 2010 pela quadrinista Julie Maroh.

 

Aldo Gama
Aldo Gama é jornalista
About Aldo Gama (80 Articles)
Aldo Gama é jornalista