Noitão do Belas Artes celebra a rebeldia

A mais tradicional maratona cinematográfica de São Paulo está de volta. Na primeira edição de 2018, o Noitão do Belas Artes faz na madrugada do dia 19 para o dia 20 uma homenagem à rebeldia com o especial “Jovens Transviados”, exibindo o clássico “Acossado” (1960), de Jean-Luc Godard; “Bullitt” (1968), de Peter Yates e estrelado por Steve McQueen e “Jovens Loucos e Rebeldes” (1993), de Richard Linklater; além de outros dois “filmes-surpresa”.

Michel roubou um carro, matou um policial e fugiu para Paris. No último dia de aula em um colégio do Texas, Pink, David, Ron, Don, Michelle e Simone aprontam, organizam festas, brigam, transam e usam drogas como se não houvesse amanhã. O detetive Bullitt só pensa em vingança e está disposto a passar por cima de tudo pra colocar as mãos em um grupo de pistoleiros pelas ruas de Chicago. Estamos falando de personagens emblemáticos de filmes que exaltam a rebeldia e se tornaram grandes marcos do cinema.

O Noitão Jovens Transviados ocupa duas salas do Belas Artes com programações diferentes, à escolha do cinéfilo. “É muito bom abrir o primeiro Noitão de 2018 com o relançamento de um filme tão marcante; transgressor e pioneiro como ‘Acossado’. É a chance de conferir na tela grande uma obra que revolucionou a maneira de fazer cinema no final dos anos 50 e influenciou tantos outros diretores ao longo da história”, comemora a gerente de programação do Belas Artes, Juliana Brito. O evento será realizado em parceria com a distribuidora Zeta Filmes, que vem desenvolvendo um dedicado trabalho de resgate em torno dos grandes clássicos do cinema por meio do projeto “Clássica”. “Acossado” estreia em circuito nacional no dia 1º de fevereiro.

Acossado
Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) é um criminoso, obcecado por Humphrey Bogart, que rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patricia Franchini (Jean Seberg), uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da justiça.

Bullitt
Em São Francisco Frank Bullitt (Steve McQueen), um detetive da polícia, é escolhido por Walter Chalmers (Robert Vaughn), um promotor público, para proteger da “Organização” por um fim-de-semana Johnny Ross (Pat Renella), uma testemunha-chave que irá depor em audiência na segunda-feira perante uma Subcomissão do Senado. Carl Stanton (Carl Reindel), um detetive que auxiliava na proteção, é gravemente baleado na perna e Ross é morto por assassinos profissionais, que pareciam saber onde ele se escondia. Bullitt procura pelos assassinos e quer saber como a informação do esconderijo vazou, mas Bullitt tenta esconder a morte de Ross (que só realmente faleceu após uma cirurgia) para poder pegar os mandantes do crime. Paralelamente, Chalmers não tem nenhum interesse no policial ferido ou nos assassinos, mas nas audiências que poderão projetá-lo politicamente diante da opinião pública. Mas as investigações vão revelar uma grande surpresa.

Jovens, Loucos e Rebeldes
Maio de 1976. Loucura total no último dia de aula em um colégio do Texas. Na ânsia de extravasar ao máximo a juventude irresponsável, futuros calouros e sádicos veteranos aprontam, organizam festas, brigam, transam, se drogam e bebem como se não houvesse amanhã, criando memórias inesquecíveis das quais nenhum deles conseguirá sequer lembrar.

NOITÃO ESPECIAL JOVENS TRANSVIADOS
Data: 19 de janeiro (madrugada de sexta-feira para sábado)

Sala 1 – Villa Lobos
Início: 23h30 | Término: 5h30
Acossado (À Bout de Souffle – Dir. Jean-Luc Godard, 90min)
Jovens Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused – Dir. Richard Linklater, 102min)
Filme Surpresa

Sala 2 – Cândido Portinari
Início: 23h50 | Término: 5h40
Acossado (À Bout de Souffle – Dir. Jean-Luc Godard, 90min)
Bullitt (Bullitt – Dir. Peter Yates, 114min)
Filme Surpresa

CAIXA BELAS ARTES
Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – Tel: 11 2894 5781
Site: www.caixabelasartes.com.br
Ingressos: Os ingressos custam R$ 32 e R$ 16 (meia, para estudantes, correntistas do banco Caixa Econômica Federal, melhor idade) e dão direito a três filmes, exibidos em sequência. Tem poltronas numeradas. Em todas as salas, cadeiras adequadas para obesos e espaço para cadeirantes.
Venda dos ingressos: na bilheteria (cartões de débito: todos; não aceita cartão de crédito ou cheque) ou pelo site oficial do Belas Artes

Fabio Martins on InstagramFabio Martins on Twitter
Fabio Martins
Santista de nascimento, flamenguista de coração e paulistano por opção. Fã de cinema, música, HQ, games e cultura pop.